Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 9: Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus

 Lição 9: Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus

Trimestre: 4° trimestre de 2020 – CPAD – 29 de Novembro de 2020
Texto Áureo: “Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.”  (Jó 28.28)
Leitura Bíblica em Classe: Jó 28.1-28


Introdução:  Não podemos igualar sabedoria com conhecimento, pois conhecimento nós procuramos adquirir através de meios disponíveis ao nosso alcance para toda uma diversidade de atividades. Já a sabedoria não se busca ou se encontra nos meios disponíveis que estejam ao nosso alcance, pois a sabedoria é uma prerrogativa divina e oculta nele, portanto inacessível ao alcance do homem. Não se adquire sabedoria por meio de tecnologias, rituais ou cerimônias religiosas. Sendo algo oculto em Deus, o homem só poderá alcançar, se tiver acesso a Ele, pois de outra maneira isso é impossível. Homens e Mulheres de Deus da Antiga Aliança que tinham acesso a Deus receberam porção da sua sabedoria para desenvolverem o ofício que lhes foram atribuídos. Tal como Salomão, o qual Deus deixou que ele escolhesse algo para o início do seu reinado e Salomão escolheu que o Senhor lhe desse sabedoria, o que agradou muito ao Senhor. Na nova aliança a sabedoria só é dada aos remidos do Senhor e Ele mesmo disponibiliza para todos, desde que a peçam com fé e com propósitos de fidelidade em servir no Seu reino: Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1.5. A Sabedoria é o uso correto do conhecimento, ou seja, A sabedoria é a revelação do conhecimento. Desse modo quem não busca o conhecimento das escrituras sagradas, pode até pedir sabedoria, mas não a receberá, pois ela depende do conhecimento.
1. A extensão das descobertas humanas envolve o princípio inteligente que é atributo do espírito.
Jó 28.1 – Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem. Jó 28.2 – O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal. Jó 28.3 – O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte. Jó 28.4 – Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão. Jó 28.5 – A terra, de onde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo. Jó 28.6 – As suas pedras são o lugar da safira e têm pós de ouro. Jó 28.7 – Essa vereda, a ignora a ave de rapina, e não a viram os olhos da gralha. Jó 28.8 – Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela. Jó 28.9 – Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
O homem não é capaz de alcançar a sabedoria por seus próprios esforços, isto porque, a sabedoria é um atributo de Deus. A bíblia diz que nos últimos tempos a ciência se multiplicaria e isso é notório onde vemos a evolução tecnológica e científica, com realizações extraordinárias. Porém com todos esses atributos, a qual o homem evoluiu, não foi possível a ele ter a capacidade de abrir os tesouros de conhecimento da sabedoria divina. Isto porque, os tesouros da sabedoria divina só é possível alcançar por revelação do próprio Deus, portanto inacessível para o homem sem Deus. Jó era dotado de sabedoria divina, dentro de tudo o que Deus revelava a ele, isso porque, o temor que tinha em relação ao Criador fazia dele um homem com sabedoria transcendental, o que não tinha os seus amigos. Na sua fala Jó demonstra a extensão das descobertas humanas, mas não com a sabedoria divina e sim pela quantidade de conhecimento que os homens vão adquirindo com investigação e engenhosidade. Ele fala da exploração pelo homem das riquezas que estão ocultas nos subsolos, nas cavernas, as quais exigem muito esforço e sofrimento para obter essas riquezas, como o ouro, a prata, as pedras preciosas e uma diversidade de metais. Isso mostra que as cavernas da terra podem ser descobertas, mas não os conselhos de Deus. Da terra também procede o trigo que se produz o pão, que é o sustento necessário para a nossa vida. Obtemos o nosso alimento da terra, também o nosso combustível para alimentar o fogo para cozer o alimento. Deus na Sua sabedoria colocou estas riquezas do reino mineral, fora do alcance da nossa visão, para que isso não seja a nossa prioridade e nem dedicar os nossos corações a elas como fonte dos nossos desejos. Porém em relação aos alimentos ele colocou na superfície dentro do ângulo da nossa visão, pois é dele que o homem sobrevive. Assim podemos dizer que sobrevivemos do que está na superfície e não do que está oculto nos subsolos.
2. A excelência da sabedoria divina é superior a todas as riquezas do mundo; e riqueza é conhecê-la.
Jó 28.10 – Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho descobre todas as coisas preciosas. Jó 28.11 – Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido. Jó 28.12 – Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência? Jó 28.13 – O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes. Jó 28.14 – O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. Jó 28.15 – Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela. Jó 28.16 – Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. Jó 28.17 – Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino. Jó 28.18 – Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis. Jó 28.19 – Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.
Usando ainda a metáfora do reino mineral, o homem é capaz de grandes engenhosidades e sacrifícios para a extração de minérios enfrentando tarefas difíceis e vence por causa da sua determinação, mas no entanto, ele não é capaz de explorar a sabedoria divina. O homem consegue ser capaz de controlar o seu meio ambiente, fazer barreiras, controlar e desviar o fluxo das águas, isso no plano terreno, mas não pode controlar sobre as águas do céu, a sabedoria de Deus que confere a vida enviando águas essenciais para a vida vegetal. Apesar de todo o esforço do homem na área da tecnologia, a sabedoria permanece distante deles, porque não tem a compreensão espiritual. A sabedoria não está nos lugares onde os homens procuram, escavando tesouros, pois ela está oculta em Deus, pois o maior tesouro é a sabedoria divina. Essa sabedoria Deus só dá por um ato de sua divina vontade e, quem não a busca com temor sempre ficam limitados a pequenas realizações. O apóstolo Paulo faz uma referência a sabedoria divina dizendo: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Sem essa sabedoria o homem é limitado, porque não conhece o caminho da sabedoria e nem pode descobri-la como os mineiros fazem com os metais preciosos. O homem só a alcança a sabedoria por meio da revelação e de uma fidelidade completa com Deus.
3. A sabedoria de Deus é escondida do homem e só é revelada a homens que merecem possuí-la.
Jó 28.20 – De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Jó 28.21 – Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu. Jó 28.22 – A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Jó 28.23 – Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Jó 28.24 – Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Jó 28.25 – Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas; Jó 28.26 – quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, Jó 28.27 – então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou. Jó 28.28 – Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.
O preço da sabedoria é de um valor infinitamente superior ao de todas as riquezas deste mundo e poucos são os que conhecem o seu valor, ou lhes dão o devido valor. Os homens não sabem a necessidade que têm dela, e a sua diversidade de benefícios que ela terá para eles. As diversas pedras preciosas são as coisas mais valorizadas no mundo, mas mesmo tendo montões dessas preciosidades e tudo isso de grande valor, não tem como trocar pela sabedoria, pois a sabedoria não se compra e nem está a venda, pois é uma dádiva divina com condicionais para ser disponível. Onde poderá ser encontrada a sabedoria? Seria na vã filosofia; na parte carnal, é lógico que não, mas sim na verdadeira religião é que se encontra a sabedoria verdadeira, a qual é o melhor meio de aprimoração das nossas faculdades intelectuais que assegura uma espiritualidade desenvolvida em rumo a eternidade. É com a sabedoria divina revelada nas escrituras sagradas que nos ensinam a aprender e viver para sempre num mundo melhor e eterno. Mas dentro da sabedoria oculta de Deus nem tudo está dentro do nosso alcance, tais como detalhes que fará no futuro, e as razões do que Ele faz e estava fazendo na vida de Jó, que só foi revelada no término da sua provação.

Pastor Adilson Guilhermel