Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 5 - A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo

Lição 05: A SUTILEZA DO MATERIALISMO E DO ATEÍSMO 

Texto Áureo: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” (Rm 1.20)

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 1.18-23


Introdução: Em relação a sutileza de Satanás na questão do materialismo e do ateísmo envolve o seu propósito de levar a raça humana trabalhando em rebelião contra o seu Criador em todos os níveis possíveis. O princípio original iniciado no Éden, era que o ser humano estava inserido no plano de Deus para governar a sua criação, e por isso foi formado a sua imagem e semelhança. Mas o pecado entrou no primeiro casal e, as consequências foi que no transcorrer do tempo foram indo de mal a pior, saindo totalmente do contexto do plano original. Satanás antes da criação de todas as coisas, ainda como Lúcifer promoveu uma rebelião contra Deus e, em consequência disso, sendo derrotado deixou de ser um ser de luz passando a ser um ser das trevas. Nessa visão entende-se que ele, Satanás, sabe das consequências diante de Deus, para todo aquele que vive em rebelião contra Ele e, cegando o entendimento dos homens, os coloca em rebelião contra o seu Criador provocando a sua ira. 

1. A IRA DIVINA SE MANIFESTA CONTRA A REJEIÇÃO DA VERDADE. 

Romanos 1.18 – Porque do céu se manifesta a ira de Deus Sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; 

Desde a criação do mundo, Deus se revelou ao homem criado por Ele e, se fez conhecido caminhando com ele, todos os dias naquele jardim. Vindo o pecado e a linhagem do homem já com a natureza pecaminosa, no decorrer do tempo passou a não reconhecer a Deus, simplesmente porque não queriam mais, reconhecê-lo, suprimindo assim a verdade em injustiça. A rejeição a Deus que é extremamente pecaminosa torna o homem num ser caído e nessa condição, ele não pode alcançar qualquer tipo de porto seguro e o seu destino sem o Criador é a perdição eterna, porque na sua ignorância e dureza de coração, ignoram que Deus é amor, mas  também é fogo consumidor. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo e irado. 

2. OS ATRIBUTOS DIVINOS SÃO VISTOS CLARAMENTE NA CRIAÇÃO.

Romanos 1.19 – porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus Iho manifestou. Romanos 1.20 – Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 

O homem é inescusável em relação ao conhecimento de Deus, visto que, Ele deu testemunho através da natureza, como também, o testemunho inconsciente de Deus internamente no ser humano, através do Espírito Santo. O Eu Sou, deu o seu testemunho através das dispensações e o principal dado ao mundo, quando enviou seu Filho unigênito para cumprir a sua missão sacrificial na sua obra redentora. Esse testemunho foi intensificado na dispensação da graça, quando o Espírito Santo foi enviado para convencer o mundo através da igreja corpo, do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, por não creem nele, da justiça, porque ele foi para o Pai e não o veriam mais; do juízo porque o príncipe deste mundo já  está julgado. O pecado, que é o maior mal introduzido no mundo por Satanás, afeta o intelecto humano de tal forma debilita a tal ponto de desacreditar do único que tem o poder de o livrar desse mal chamado pecado, que é o Senhor Jesus Cristo. Somos um espírito integrado a um corpo de carne, o que nos diferencia de todos os outros seres criados do reino animal. O nosso espírito é dotado de um atributo que é a consciência, o que dá condição para a revelação de Deus interiorizada; temos a revelação externa, na criação de todas as coisas; e a revelação de Deus através das Escrituras, onde se compreende a obra e a pessoa de Cristo. Diante de tantas evidências é indesculpável para o ser humano negar a existência de Deus e, quem nega segue-se para o caminho do juízo final. 

3. MESMO COM EVIDÊNCIAS NA CRIAÇÃO HÁ QUEM NÃO CRÊ EM DEUS. 

Romanos 1.21 – porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e 0 seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1.22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 

Com todas as evidências presentes na criação, o homem na sua cegueira espiritual tenta argumentar com várias teorias infundadas como uma maneira de negar a existência de Deus. Assim decidem inconscientemente não adorá-lo ou glorificá-lo como o Deus criador de todo o universo existente. E todos os que negam ignoram que sobrevivem graças ao ar que respiram, as chuvas que tornam as terras férteis, para produzirem todas as variedades de alimentos, como também os rebanhos, os peixes nos mares, que logicamente nada disso são obras do acaso. Assim fica evidente que os seres humanos tinham conhecimento de Deus, mas se recusaram a conhecer a Deus e a honrá-lo. Usam todas as dádivas de Deus mas recusam-se a lhe dar graças e a honrá-lo como é devido e dessa forma espraiam essa loucura afundados continuamente nos tempos da ignorância.  

4. A IDOLATRIA É A VERDADEIRA EXPRESSÃO DA LOUCURA HUMANA.

Romanos 1.23 – E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Satanás usa de todos os meios para ser adorado e, uma das formas que ele obteve muito êxito e continua tendo foi com a introdução de deuses falsos, confeccionados pelo próprio homem. Os propósitos de Satanás é levar o homem a idolatria o que se tornou uma tendência universal, onde em cada imagem de escultura que o homem se inclina, está se inclinando diante de algum demônio que representa Satanás, e por conseguinte o adorando. O homem se recusa a adorar o Deus verdadeiro trocando por deuses substitutos confeccionados por ele mesmo. Todos esses que assim procedem estão sendo humilhados por Satanás, sendo envergonhados no mundo espiritual, diante de toda uma nuvem de testemunhas, tanto anjos, como demônios. Satanás com os seus ardis e suas sutilezas, procurou dentro de uma diversidade de situações encorajar o homem a exaltar a si mesmo. Deus criou o homem para ser a sua imagem e semelhança, mas ao invés de persistir nisso fizeram deuses para si usando a sua própria imaginação inspirada por Satanás, tais como; aves, insetos, peixes e animais na sua variedade, para serem adorados como deuses. Por isso a idolatria é a verdadeira expressão da loucura humana.  


Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel