Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 3 - A Sutileza da Imoralidade Sexual

Lição 03: A Sutileza da Imoralidade Sexual

Texto Áureo: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (1 Co 6.18)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 6.15-20; Romanos 1.26-28


Introdução: Uma das sutilezas de Satanás é investir na prática do sexo ilícito, tal como, o adultério, a fornicação, como também no sexo que é contra a natureza. Esses tipos de imoralidade sexual, que são praticados pelo povo do mundo, de certa maneira provocam a ira de Deus, com o atenuante de não conhecerem a Sua palavra. Porém, para aqueles que professam a fé cristã e passaram a estar na condição de salvos e se engendram para esse tipo de imoralidade, a sua situação se torna mais grave pelo fato de conhecerem a palavra não estando mais no tempo da ignorância. É preciso entender que como cristãos estamos debaixo de leis espirituais e, nesse caso, o pecado é imputado, o que implica em perder a salvação se não houver arrependimento e conserto. Lembrando que é um pecado que provoca a ira de Deus. 

1. QUEM PRATICA A IMORALIDADE SEXUAL NÃO TERÁ ACESSO AO CÉU.

1 Coríntios 6.15 – Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 1 Coríntios 6.16 – Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 1 Coríntios 6.18 – Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 

Entre muitas coisas que não nos convém, está a imoralidade sexual e, a gravidade disso, é que ficarão de fora do reino de Deus, os que praticam este tipo de pecado. Paulo escreveu esta carta aos cristãos que habitavam na cidade de Coríntios, alertando a todos eles acerca deste gravíssimo pecado, que é a imoralidade sexual. Na cidade de Coríntios havia mil prostitutas cultuais, que serviam à deusa Afrodite, as quais se prostituiam para arrecadar dinheiro para os sacerdotes que administram o templo dessa pseuda deusa. Como havia cristãos se envolvendo e outros com tendência a esta prática sexual que é condenada pela bíblia, Paulo os advertiu sobre as consequências que poderiam sofrer caso eles não refreassem os seus impulsos sexuais. A Bíblia tem uma listagem de pecados em que os cristãos não entrarão no reino dos céus, dos quais entre eles está o da impureza sexual. A palavra diz que se Cristo nos libertou, verdadeiramente seremos livres, mas o que não podemos deixar é que essa liberdade não vire uma oportunidade para a carne. Todo o sexo fora do casamento é pecado, mas quando cometido por cristãos é imputada uma grave condenação, porque profana o corpo de Cristo, com quem o crente é um. O pecado da imoralidade sexual, envolve o adultério, no caso de marido e mulher, a fornicação, que é o sexo antes do casamento, como também a prostituição, na qual entra o solteiro(a), o viúvo(a), o desquitado(a), que venham praticar sexo nessas condições. O imperativo é fugir da imoralidade, ou seja, continuamente manter-se em fuga até que passe o perigo, porque se ceder cairá nas redes do Diabo e, aí para escapar não vai ser fácil. A intimidade sexual é uma união muito profunda entre as pessoas, mas o seu uso fora do que a palavra de Deus orienta, vai corromper seu nível de espiritualidade declinando-a totalmente tornando-o um ser completamente imundo.  O pecado fora do corpo, ou externo, envolve várias coisas que a carne pratíca, porém estes pecados não dá o poder do corpo para outra pessoa, mas o pecado contra o próprio corpo, no sentido interior, é dar o poder do corpo para outra pessoa e torná-lo vil.

2. O NOSSO CORPO SE TORNOU UM TEMPLO CONSAGRADO AO SENHOR.

2 Coríntios 6.19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6.20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
A palavra diz que a glória da segunda casa será maior do que a primeira, o que significa que a primeira casa era o templo em Jerusalém, conhecido como a casa de Deus, onde ele manifestava a sua glória e não existe mais. Resta saber, qual é a segunda casa onde Deus agora manifesta a sua glória? A Bíblia revela que a segunda casa somos nós, identificados como templo do Espírito Santo, onde ele manifesta a Sua glória. Então entendemos que a glória da segunda casa somos nós e isso nos leva a ter o máximo de compromisso tendo uma vida purificada e afastada de todo o pecado que venha nos tornar impuro. Como somos o santuário de Deus, o pecado a imoralidade sexual acaba profanando o templo do Espírito Santo, o que impede que a sua glória se manifeste, pois Ele não se manifesta em templo profanado. Nós não pertencemos mais a nós mesmos, porque fomos comprados por um alto preço, não com coisas corruptíveis como ouro e a prata, mas com o precioso sangue derramado na cruz. Nossos corpos como templo tem o objetivo principal de glorificar a Deus, com uma vida santificada e de adoração a serviço do seu reino. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 1 Pedro 4:2  . 

3. A MENTE SEM DEUS É DEPRAVADA E FAZ COISAS QUE NÃO CONVÉM.

Romanos 1.26 – Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Romanos 1.27 – E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1.28 – E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;

A imoralidade sexual, já era presente com o povo antediluviano, se estendendo de uma forma irrefreável, que chegou ao ponto de provocar a ira divina. As consequências foram trágicas, pois Deus vendo que a palavra que Noé pregava a eles era ignorada decidiu impor um juízo a todo aquele povo por um ato  exterminador através do dilúvio, com exceção de Noé e sua Família. Já em Sodoma, imperava a homoxessualidade desmedida e incontrolável, mesmo com Ló pregando sobre Deus, eles não davam qualquer sinal de mudança de comportamento. Isso provocou a ira divina, que enviando dois anjos até aquela cidade, resgata Ló e suas filhas, ficando a sua mulher para trás, pois não era da vontade dela sair dali, e na fuga se retarda virando uma estátua de sal. Assim, resultante da ira divina, todos daquela cidade pereceram pelas lavas impregnadas de sal. Isso nos faz entender que Deus, assim como derramou a sua ira nestes dois eventos, ele o fará após o arrebatamento da igreja, quando todos os habitantes da terra serão exterminados, com exceção das nações da descendência de Abraão, geradas por três mulheres, de Sara, Agar e Quetura. Após o arrebatamento a humanidade pecadora terá somente sete anos, onde nesse período, muitos morrerão e no final desse período todos que restaram serão exterminados. Os dois juízos exterminadores, tanto o antediluviano e o de Sodoma são ínfimos diante do que está por vir, porque a humanidade já chegou a um estágio de promiscuidade tão abominável, que não resta outra coisa senão o extermínio de todos. É evidente que não é só por este tipo de pecado que provoca a ira de Deus, mas também, muitos outros mais que são degradantes. Mas, um dos piores é o da imoralidade sexual. Como os homens têm o livre arbítrio, Deus os entregou a sua própria sorte, permitindo que as consequências do pecado tomassem o seu curso inevitável e destrutivo. O pecado degrada o homem, como também degrada a imagem de Deus em que ele foi feito. Quem adere a esse tipo de promiscuidade destrói pessoas, relacionamentos, casamentos, famílias, cidade e nações, como também destrói igrejas. Em vez de aderir aos padrões de pureza moral de Deus, que disse no princípio da criação, a formação humana como macho e fêmea e pronto, fora disso é um pecado gravíssimo que provoca a ira divina. No meio evangélico já existem muitos que já adotaram esta prática, entre eles pastores, pastoras e membros em geral. É lógico que só se intitulam pastores ou pastoras, pois Deus não separa esses tipos para servirem no seu reino, porque se trata de uma prática abominável. O abandono divino pode ser revertido, mas é condicional a aceitar as oportunidades oferecidas para sua libertação do pecado e consequentemente a sua salvação. Deus não quer que nenhum pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O sexo contrário a natureza está na contra-mão da vontade do Criador. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22, o mesmo também vale para mulher se deitar com mulher, pois sair do natural para o anormal é abominação.


Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel - th.M