ADSENSE

Inscreva-se no meu canal

Sua Contribuição é muito bem-vinda. Quem semeia colhe.- PIX 997518304

LIÇÃO 03 - A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO

Texto Áureo: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.3,4)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 9.1-9

Introdução: Saulo sem saber, e ainda na sua ignorância em relação a ressurreição, o Diabo o havia conquistado para ser o perseguidor da igreja de Cristo. Porém sem que pudesse imaginar e de uma maneira súbita ele foi conquistado por Deus, para ser o seu apóstolo com a missão de propagar a mensagem do evangelho entre os gentios. A conversão do maior perseguidor da igreja foi um dos maiores acontecimentos ocorridos após a descida do Espírito Santo no dia do pentecoste. Deus é sábio nas suas escolhas, e Saulo tinha o perfil ideal para ser o grande propagador do evangelho no mundo gentílico, pois os apóstolos em sua maioria resistiam com relação aos gentios. O plano era levar o evangelho a todo mundo sem acepção de pessoas. No caminho de Damasco bastou apenas alguns segundos diante da luz e voz de Cristo para que a sua trajetória de vida fosse mudada. 

1. SAULO PENSAVA ESTAR SERVINDO A DEUS, MAS SERVIA AO DIABO. 

Atos 9.1 - E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote, Atos 9.2 - e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

Saulo continuava fervoroso e zeloso pelo judaísmo e agia com todo rigor em defesa da fé que professava, mas que na sua ignorância não sabia que seguia algo que tinha se tornado obsoleto. Assim como o Diabo agiu contra Israel fazendo grandes estragos em toda a sua história, durante a dispensação da lei, agora com o término desta dispensação, ele se volta para agir na dispensação da graça, onde é a igreja de Cristo que está em foco. Saulo vivia ainda cegamente na dispensação da lei e todos que a seguiam assim como ele, era diante de Deus, inimigos da Cruz, pois descriam da maior obra salvífica que aconteceu no mundo. 

2. SAULO PERSEGUINDO A IGREJA DE SÚBITO DEPARA COM O CABEÇA.

Atos 9.3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. Atos 9.4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Saulo com a visão espiritual obscurecida servia com zelo algo que tinha se tornado obsoleto numa perseguição ferrenha contra a igreja do Senhor. Com isso ele agradava as autoridades religiosas de Jerusalém, as quais lhe dava autonomia para agir como queria contra a igreja. Mas não somente ele agradava estas autoridades, como também agradava o Diabo, o qual é junto com seus demônios, o inimigo número um da igreja do Senhor. Desse modo Saulo tinha uma vida fácil, como perseguidor da igreja, pois não tinha qualquer barreira pela sua frente, pois estava fazendo a vontade do Diabo, sem saber que era um instrumento dele. Porém chegou o dia na estrada de Damasco, quando ainda destilando ódio pelos cristãos, ele se depara com uma barreira no seu caminho, a qual ia mudar todos os seus desígnios insensatos contra a igreja, e essa barreira foi o próprio Cristo. 

3. SAULO SE CONVERTEU AO OUVIR A VOZ DE QUEM ELE PERSEGUIA

Atos 9.5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Atos 9.6 - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

A partir desse encontro com o próprio Cristo, que se manifestou como uma luz brilhante, para falar com Saulo aquilo que ele precisava ouvir, pois ele não ouvia ninguém. Só que nesse encontro Saulo que não dava ouvidos a ninguém, agora ele ia dar ouvidos a alguém chamado Jesus Cristo. Quem imaginaria que aquele homem cruel e perseguidor da igreja, agora se viu prostrado diante daquele a qual duvidava quanto a sua ressurreição. Todos os perseguidos por Saulo tremiam diante dele, mas agora aquele que impunha o terror nos cristãos, se vê tremendo diante do Senhor, e se converte docilmente a Ele. Jesus disse a Saulo que a sua vida não seria mais fácil, como quando servia ao Diabo perseguindo a igreja, pois a partir daí ele não seria mais um perseguidor, mas um perseguido desse ser maligno. Nessa conversão Saulo, agora obediente à voz do Senhor, volta todo o seu zelo para servir ao reino de Deus,  e ser o missionário que mais contribuiu para a propagação do evangelho, principalmente entre os povos gentílicos. 

4. SAULO PRECISOU FICAR CEGO PARA VER UMA NOVA REALIDADE. 

Atos 9.7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Atos 9.8 - E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. Atos 9.9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.

Na sua conversão o Senhor o deixou cego por três dias, sendo levado a casa de um servo de Deus chamado Judas, o qual deveria cuidar dele, durante este período por ordem do Senhor. Deus comissiona um discípulo de nome Ananias a ir até Saulo e orar por ele e impondo-lhe a mão, a sua visão foi restabelecida. O Senhor lhe deu este tempo sem enxergar, para ele meditar e não ter mais uma visão de um Deus exteriorizado, mas um Deus interiorizado, como terceiro personagem da Trindade chamado Espírito Santo. E era através do Espírito Santo que foi enviado para fazer tudo o que Cristo disser, que Saulo ia ser conduzido, na sua nova trajetória de vida. Nesse encontro com Cristo, Saulo teve os seus desígnios anteriores mudados; a sua trajetória anterior mudada; o seu coração cruel mudado, para servir o Cristo ressurreto, o qual agora ele cria totalmente. Aquele Jesus que ele dizia estar morto, agora estava vivo na sua vida e em algum momento ele diz: Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. 


O esboço e comentário é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição. 

Pastor Adilson Guilhermel


OS LUGARES PONTILHADOS NESTE MAPA MUNDIAL INDICA ONDE O SITE É VISITADO

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas