Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 13 - Resistindo as Sutilezas de Satanás

Lição 13: RESISTINDO AS SUTILEZAS DE SATANÁS

Texto Áureo: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7)

Leitura Bíblica em Classe: Tg 4.4-10


Introdução: Uma das sutilezas de Satanás que sempre está ao derredor tentando no tragar é atrair o crente para as coisas, nem todas pecaminosas, mas que podem servir de distração para que ele preencha o seu tempo com isso e assim, limitando o tempo que dá para Deus. Quando o crente começa a dar o seu maior tempo para o mundo ao chegar ao ponto de limitar ou não dar nenhum tempo para Deus, esse crente está traindo ao Senhor com o Diabo, incorrendo em adultério espiritual. Deus exige exclusividade para estarmos em comunhão com Ele e, os seus preceitos devem ser levados a sério, pois Ele é um Deus de amor, mas também de juízo. Incorrem nesse pecado grave, aqueles com mente dividida, ou que coxeiam entre dois pensamentos, desejando as coisas do mundo e Deus de forma simultânea. Somente aqueles que levam uma vida cristã genuína é que estão próximos a Ele. Quando nos mantemos firmes nessa condição, o diabo não tem vez em nossa vida e Deus nos honrará. Em nossos tempos as redes sociais que são um ótimo instrumento para propagar o evangelho, não tem sido aproveitado, pois muitos ficam o tempo todo distraídos com coisas fúteis, se esquecendo do principal, que é o tempo para Deus.    

1. A AMIZADE COM DEUS ESTÁ NO ATO DE RESISTIR OS PRAZERES DO MUNDO.

Tg 4.4 – Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg 4.5 – Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: o Espírito que em nós habita tem ciúmes?

Quando se fala de mundo nesse caso, não significa o mundo no sentido físico, mas sim à sociedade humana sem Deus. O cristão não pode seguir como o vento, se não refletir sobre a sua conduta e acabar habituando a sua mente com as coisas que o mundo oferece acabando em se tornar amigo do mundo. O cristão não pode cair nesta sutileza de Satanás, pois ele age no sentido de levar alguém a essa inclinação, para que se iguale com os amigos do mundo. Não somente naqueles tempos, mas em todos os tempos, até aos nossos tempos, a palavra diz que haveria iniquidade no meio cristão, onde o amor de muitos se esfriaria. Esse esfriamento espiritual tem levado muitos a se tornar amigos do mundo, se amoldando aos costumes pagãos, o que os posiciona diante de Deus, como adúlteros. O perigo é ficar com a mente cauterizada nesse sentido, o que implicará em muita dificuldade para cair em si, no sentido de se arrepender. As causas desse posicionamento contrário à vontade de Deus envolve a negligência à santidade; busca pelas coisas mundanas; inclinação aos prazeres carnais; busca pela prosperidade material; não buscando as realidades espirituais. O cristão quando chega a esse ponto, é porque já está totalmente envolvido pelos laços satânicos e debaixo do seu poder. Na realidade, ao final de tudo é que essa alegria e prazer, que são momentâneos, certamente se transformarão em tristeza profunda, a qual pode resultar em morte espiritual irreversível. O Espírito que habita em nós, se trata do Espírito Santo, pois sendo templo dele, somos o lugar da sua habitação, o que implica em levarmos uma vida de santidade constante. Para isso acontecer devemos domar todos os desejos mundanos que venham nos agitar para que não venham abalar a nossa comunhão com Ele. Como noiva de Cristo a igreja que nós somos individualmente, a qual forma um só corpo não pode ter um caso com o mundo, pois Deus nos tem como um povo exclusivo Dele. E ter um caso com o mundo é dar a Deus um mínimo de atenção e tempo e, todo o tempo para o mundo, o que provoca ciúmes no Espírito, o qual é o amigo do Noivo, que está aprontando a noiva para entregar ao Noivo, para apresentá-la como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27.

2. QUALQUER LEALDADE COM O MUNDO IMPLICARÁ EM ADULTÉRIO ESPIRITUAL. 

Tg 4.6 – Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Tg 4.7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

A parábola do filho pródigo representa o cristão que abandonou o seu Deus e foi procurar os prazeres no mundo, o que implicou em adultério espiritual. No caso dele, houve o arrependimento quando caiu em si, se conscientizando da sua grande estupidez ao se afastar de Deus, se voltando para o mundo, a carne, e o Diabo. Como Deus não quer que nenhum se perca, ele aguarda que o perdido volte para Ele, mas a maioria que se afasta de Deus, nem sempre cai em si. Os soberbos e arrogantes entendem que os seus desejos devem estar em primeiro lugar e esses desejos acabam o impulsionando cada vez mais para longe do Deus que lhe deu a maior bênção que alguém pode receber, a qual é a salvação da sua alma. Satanás usa o mundo para oferecer o seu melhor nos prazeres da carne para atrair o crente que não vigia a cair nas suas sutilezas, com o objetivo de trazê-lo para o lamaçal do pecado. O crente que começa a diminuir o tempo que dá para Deus e aumentar o tempo que dá para o mundo, já está sendo controlado mentalmente pelos sussurros do diabo. É o tipo de crente que faz um aceno rápido para Deus, para tentar agradá-lo e logo a seguir já está de braços dados com o mundo, para satisfazer os seus desejos carnais. Quando o diabo percebe que o crente rejeita todas as suas tentações, ele desiste por um tempo, mas é sempre necessário se manter vigilante, pois ele volta com outras das suas sutilezas. Quando nos posicionamos contra o Diabo, há a promessa na palavra que ele fugirá, mas lembre-se que ele sempre volta. 

3. NÃO É POSSÍVEL RETORNAR A DEUS SEM O ABANDONO DO ANTIGO CAMINHO. 

Tg 4.8 – Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Tg 4.9 – Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Tg 4.10 – Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Só pode se chegar a Deus aquele que tem uma vida purificada e caso assim não esteja é necessário se humilhar na sua presença confessando o seu pecado para alcançar o perdão e por conseguinte a reconciliação. Estamos em um processo de aperfeiçoamento que deve ser contínuo, pois estamos caminhando para atingir a Sua imagem e semelhança, até atingirmos a condição de varão perfeito, que será dará na nossa transladação para as regiões celestiais. Se não tratarmos a questão do pecado em nossas vidas, o pecado que estiver alojado em nós, nos manterá fora da comunhão com Deus e distantes da sua presença. Enquanto o crente está se alegrando na sua depravação o seu coração fica endurecido para o arrependimento e assim não dá lugar a um quebrantamento e contrição para que Deus o receba. Quem vive na alegria carnal, não tem como negar que é amigo do mundo e quem é amigo do mundo está em inimizade com Deus e, se não restaurar a amizade com Ele o destino é a perdição eterna. A sequência para o arrependimento verdadeiro está se sujeitar a Deus; resistir ao diabo para que ele fuja; choros, lamentos, tristeza que são condições necessárias para a humilhação perante o Senhor. Se o pecador se humilha diante do Senhor, Ele o honrará, porque os humildes são exaltados diferentemente dos exaltados que serão humilhados. O exaltar tem o sentido de nos tirar da baixa posição que o diabo levou e elevar o humilhado a uma alta posição, que é estar em Cristo assentado com Ele nas regiões celestiais. 

Pastor Adilson Guilhermel