Translate

Lição 13 - Resistindo as Sutilezas de Satanás

Lição 13: RESISTINDO AS SUTILEZAS DE SATANÁS

Texto Áureo: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7)

Leitura Bíblica em Classe: Tg 4.4-10


Introdução: Uma das sutilezas de Satanás que sempre está ao derredor tentando no tragar é atrair o crente para as coisas, nem todas pecaminosas, mas que podem servir de distração para que ele preencha o seu tempo com isso e assim, limitando o tempo que dá para Deus. Quando o crente começa a dar o seu maior tempo para o mundo ao chegar ao ponto de limitar ou não dar nenhum tempo para Deus, esse crente está traindo ao Senhor com o Diabo, incorrendo em adultério espiritual. Deus exige exclusividade para estarmos em comunhão com Ele e, os seus preceitos devem ser levados a sério, pois Ele é um Deus de amor, mas também de juízo. Incorrem nesse pecado grave, aqueles com mente dividida, ou que coxeiam entre dois pensamentos, desejando as coisas do mundo e Deus de forma simultânea. Somente aqueles que levam uma vida cristã genuína é que estão próximos a Ele. Quando nos mantemos firmes nessa condição, o diabo não tem vez em nossa vida e Deus nos honrará. Em nossos tempos as redes sociais que são um ótimo instrumento para propagar o evangelho, não tem sido aproveitado, pois muitos ficam o tempo todo distraídos com coisas fúteis, se esquecendo do principal, que é o tempo para Deus.    

1. A AMIZADE COM DEUS ESTÁ NO ATO DE RESISTIR OS PRAZERES DO MUNDO.

Tg 4.4 – Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg 4.5 – Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: o Espírito que em nós habita tem ciúmes?

Quando se fala de mundo nesse caso, não significa o mundo no sentido físico, mas sim à sociedade humana sem Deus. O cristão não pode seguir como o vento, se não refletir sobre a sua conduta e acabar habituando a sua mente com as coisas que o mundo oferece acabando em se tornar amigo do mundo. O cristão não pode cair nesta sutileza de Satanás, pois ele age no sentido de levar alguém a essa inclinação, para que se iguale com os amigos do mundo. Não somente naqueles tempos, mas em todos os tempos, até aos nossos tempos, a palavra diz que haveria iniquidade no meio cristão, onde o amor de muitos se esfriaria. Esse esfriamento espiritual tem levado muitos a se tornar amigos do mundo, se amoldando aos costumes pagãos, o que os posiciona diante de Deus, como adúlteros. O perigo é ficar com a mente cauterizada nesse sentido, o que implicará em muita dificuldade para cair em si, no sentido de se arrepender. As causas desse posicionamento contrário à vontade de Deus envolve a negligência à santidade; busca pelas coisas mundanas; inclinação aos prazeres carnais; busca pela prosperidade material; não buscando as realidades espirituais. O cristão quando chega a esse ponto, é porque já está totalmente envolvido pelos laços satânicos e debaixo do seu poder. Na realidade, ao final de tudo é que essa alegria e prazer, que são momentâneos, certamente se transformarão em tristeza profunda, a qual pode resultar em morte espiritual irreversível. O Espírito que habita em nós, se trata do Espírito Santo, pois sendo templo dele, somos o lugar da sua habitação, o que implica em levarmos uma vida de santidade constante. Para isso acontecer devemos domar todos os desejos mundanos que venham nos agitar para que não venham abalar a nossa comunhão com Ele. Como noiva de Cristo a igreja que nós somos individualmente, a qual forma um só corpo não pode ter um caso com o mundo, pois Deus nos tem como um povo exclusivo Dele. E ter um caso com o mundo é dar a Deus um mínimo de atenção e tempo e, todo o tempo para o mundo, o que provoca ciúmes no Espírito, o qual é o amigo do Noivo, que está aprontando a noiva para entregar ao Noivo, para apresentá-la como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27.

2. QUALQUER LEALDADE COM O MUNDO IMPLICARÁ EM ADULTÉRIO ESPIRITUAL. 

Tg 4.6 – Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Tg 4.7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

A parábola do filho pródigo representa o cristão que abandonou o seu Deus e foi procurar os prazeres no mundo, o que implicou em adultério espiritual. No caso dele, houve o arrependimento quando caiu em si, se conscientizando da sua grande estupidez ao se afastar de Deus, se voltando para o mundo, a carne, e o Diabo. Como Deus não quer que nenhum se perca, ele aguarda que o perdido volte para Ele, mas a maioria que se afasta de Deus, nem sempre cai em si. Os soberbos e arrogantes entendem que os seus desejos devem estar em primeiro lugar e esses desejos acabam o impulsionando cada vez mais para longe do Deus que lhe deu a maior bênção que alguém pode receber, a qual é a salvação da sua alma. Satanás usa o mundo para oferecer o seu melhor nos prazeres da carne para atrair o crente que não vigia a cair nas suas sutilezas, com o objetivo de trazê-lo para o lamaçal do pecado. O crente que começa a diminuir o tempo que dá para Deus e aumentar o tempo que dá para o mundo, já está sendo controlado mentalmente pelos sussurros do diabo. É o tipo de crente que faz um aceno rápido para Deus, para tentar agradá-lo e logo a seguir já está de braços dados com o mundo, para satisfazer os seus desejos carnais. Quando o diabo percebe que o crente rejeita todas as suas tentações, ele desiste por um tempo, mas é sempre necessário se manter vigilante, pois ele volta com outras das suas sutilezas. Quando nos posicionamos contra o Diabo, há a promessa na palavra que ele fugirá, mas lembre-se que ele sempre volta. 

3. NÃO É POSSÍVEL RETORNAR A DEUS SEM O ABANDONO DO ANTIGO CAMINHO. 

Tg 4.8 – Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Tg 4.9 – Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Tg 4.10 – Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Só pode se chegar a Deus aquele que tem uma vida purificada e caso assim não esteja é necessário se humilhar na sua presença confessando o seu pecado para alcançar o perdão e por conseguinte a reconciliação. Estamos em um processo de aperfeiçoamento que deve ser contínuo, pois estamos caminhando para atingir a Sua imagem e semelhança, até atingirmos a condição de varão perfeito, que será dará na nossa transladação para as regiões celestiais. Se não tratarmos a questão do pecado em nossas vidas, o pecado que estiver alojado em nós, nos manterá fora da comunhão com Deus e distantes da sua presença. Enquanto o crente está se alegrando na sua depravação o seu coração fica endurecido para o arrependimento e assim não dá lugar a um quebrantamento e contrição para que Deus o receba. Quem vive na alegria carnal, não tem como negar que é amigo do mundo e quem é amigo do mundo está em inimizade com Deus e, se não restaurar a amizade com Ele o destino é a perdição eterna. A sequência para o arrependimento verdadeiro está se sujeitar a Deus; resistir ao diabo para que ele fuja; choros, lamentos, tristeza que são condições necessárias para a humilhação perante o Senhor. Se o pecador se humilha diante do Senhor, Ele o honrará, porque os humildes são exaltados diferentemente dos exaltados que serão humilhados. O exaltar tem o sentido de nos tirar da baixa posição que o diabo levou e elevar o humilhado a uma alta posição, que é estar em Cristo assentado com Ele nas regiões celestiais. 

Pastor Adilson Guilhermel