LIÇÃO 11 - LUCAS-ATOS: O MODELO PENTECOSTAL PARA HOJE ESPERANÇA

TEXTO ÁUREO: E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”  (At 2.4)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Lucas 1.21,22; Atos 2.1-4

 

Introdução: Já na antiga aliança através do profeta Joel, Deus prometeu que daria um poder pleno e permanente, tanto com um referencial a igreja de Cristo no Pentecoste, como também para Israel quando for estabelecido o reino milenar por Cristo. Joel 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;  Aqui estamos diante de uma promessa em dois estágios: o primeiro preliminarmente é para a igreja de Cristo, que começou a se cumprir no dia do Pentecoste e continua se cumprindo até o encerramento da dispensação da graça. Podemos observar que diferente do segundo estágio, nem todos buscam receber essa promessa embora ela envolva toda igreja. Agora no segundo estágio, que será no reino milenar, essa promessa será cumprida em toda sua plenitude, ou seja, sobre toda carne. Portanto somente no reino milenar é que ela será cumprida integralmente, pois só envolverá Israel e as nações que foram aprovadas por Cristo para estarem sob o seu reino. 

1. A INCREDULIDADE MOSTRADA QUANTO ÀS PROMESSAS DE DEUS É ALGO INACEITÁVEL. 

Lucas 1.21 - E o povo estava esperando a Zacarias e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. Lucas 1.22 - E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tivera alguma visão no templo. E falava por acenos e ficou mudo.

O Sacerdote Zacarias estando em serviço no Templo, recebeu a visita do anjo Gabriel trazendo uma notícia surpreendente da parte do Senhor. Essa notícia envolvia o nascimento de um filho, o que para eles era algo impossível. No seu questionamento junto ao anjo demonstrou incredulidade, mesmo sendo um enviado do Senhor que lhe trazia essa boa nova. Na realidade já estava falando demais, pois questionava a capacidade de Deus de cumprir a sua palavra. Ele conhecia a história de Abraão e Sara e porque então duvidar que o mesmo poderia acontecer com ele. Quando Deus quer operar o milagre, não existe qualquer limitação para que isso aconteça. Como punição ele ficou mudo até que a criança (João Batista) nascesse. Em todo momento além da presença do anjo, também havia a presença do Espírito Santo, pois qualquer juízo imposto necessariamente vem sempre da parte de Deus. Existe uma diversidade de promessas divinas, muitas que já foram cumpridas e outras que irão se cumprir e outra que está em pleno cumprimento nesta dispensação da graça, que é o batismo com o Espírito Santo. É uma promessa que todos os cristãos deveriam buscar, mas nem todos tem esse empenho em alcançar esta promessa que é essencial para o desenvolvimento espiritual. Lembrando que só se alcança os dons espirituais quem é batizado com o Espírito Santo. 

2. O PENTECOSTE FAZ O CORAÇÃO DO CRISTÃO ESTAR EM CHAMAS COM O AMOR DE DEUS. 

Atos 2.1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; Atos 2.2 - E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

O objetivo é ter na terra o poder dos céus, em toda parte do mundo, que consistem de todos os conversos seguidores do Senhor Jesus Cristo formando a igreja corpo. No momento deste espetacular evento sobrenatural observa-se a unanimidade dos que estavam reunidos no cenáculo. Essa reunião de todos no mesmo lugar já demonstra que a igreja ali já formada aguardando o momento da promessa, significa que a vinda do Espírito era para não dividir, mas unir, pois é na unidade que as portas do inferno não prevalecem. Mostra também a unidade entre céu e terra, pois o Cristo ressuscitado no céu tem uma ligação direta com o Espírito Santo, o qual tem uma ligação direta com a igreja. Assim o derramamento do Espírito sobre a igreja envolve uma energia pura do próprio céu. Esse poder, essa energia, que vem quando o cristão é revestido de poder está disponível operada pelo Espírito a todos os que buscam, invocam sem nenhum vestígio de dúvida. Sendo uma promessa de Deus, o seu cumprimento é garantido, como foi iniciada no Pentecoste e continua sendo distribuída a todos os que creem e desejam ter esse poder. O batismo com o Espírito Santo é o solo para que os dons espirituais sejam distribuídos. 

3. O PENTECOSTE ENVOLVEU EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS REVELANDO PROPÓSITOS DIVINOS.  

Atos 2.3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Atos 2.4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

A experiências que os discípulos têm não foi produto de uma imaginação doentia, mas sim, uma realidade, a realidade divina, pois foi o cumprimento de uma promessa a qual proferiu João Batista, quando disse: eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem após mim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Sem esse batismo eles não estariam em condições de dar sequência ao ministério de Jesus em proclamar o evangelho. O batismo de fogo citado por João veio em forma de línguas visíveis para comprovar a promessa e o falar em outras línguas já envolveu o dom subsequente ao revestimento de poder. Deus ordena: enchei-vos do Espírito, pois é assim que temos o poder para testemunhar e servir, e esse poder deve ser contínuo, a fim de servirmos a Deus com eficácia. O cristão cheio do Espírito tem o poder de enfrentar demônios como também repreendê-los e expulsá-los de uma pessoa possessa. O cristão batizado com o Espírito Santo e que vive na plenitude do Espírito, tem condições de enfrentar corajosamente qualquer situação que envolve entidades malignas sem se intimidar. Quem quer se desenvolver espiritualmente, necessariamente deve buscar esse batismo, pois sem ele, nunca experimentará experiências místicas que envolvem o sobrenatural de Deus.
Elaborado exclusivamente pelo texto da leitura bíblica em classe.
Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Propagandas multiplex

Propagandas multiplex

Multiplex

BOTÕES SOCIAIS

Pastor Adilson Guilhermel

Pastor Adilson Guilhermel

Sua Contribuição é muito bem-vinda. Quem semeia colhe.- PIX 997518304

PIX - CEL - (13) 997518304

Inscreva-se no meu canal

DONATE - USD

DOAÇÕES - BLR

Translate

OS LUGARES PONTILHADOS NESTE MAPA MUNDIAL INDICA ONDE O SITE É VISITADO

Total de visualizações de página