Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 09 - UMA FAMÍLIA NADA PERFEITA

LIÇÃO 09 – UMA FAMÍLIA NADA PERFEITA

Texto Áureo: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6.7)

Leitura Bíblica em Classe: 2 Samuel 3.2-5; 5.13-15; 12.10-13a

 

Introdução: Quando a bíblia fala de carne é lógico que se trata do nosso corpo físico, o qual não é uma coisa má em si, desde que controlado pelo espírito, mas se assim não for, essa carne pode ser uma presa fácil para os impulsos pecaminosos e, um dos que mais os homens caem, é o adultério (quando casado) e a fornicação (quando solteiro). A lei da semeadura e da colheita é uma lei irrevogável e quem semear no espírito colherá a vida eterna e quem semear na carne colherá a morte eterna. Existe uma batalha constante em nossa vida, que envolve a carne e o espírito, e a bíblia confirma que a carne luta contra o espírito e o espírito luta contra a carne. Semear na carne significa viver pela carne, alimentando-a com os desejos e tendências de modo que Deus não aprova. É uma prática tão nociva que só traz coisas más para si mesmo, como também a família poderá ser afetada, pois isso pode trazer ruína, destruição, desilusão e outros males totalmente prejudiciais. Agora quem semeia no espírito tem uma vida plena e satisfatória, com a certeza de que ceifará a colheita gloriosa da vida eterna.

1. DAVI COMO REI FOI EXEMPLO PARA SEUS SUCESSORES, MAS NÃO COMO PAI

2 Samuel 3.2 – E a Davi nasceram filhos em Hebrom; foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã, a jezreelita; 2 Samuel 3.3 – e seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; 2 Samuel 3.4 – e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital; 2 Samuel 3.5 – e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom. 2 Samuel 5.13 – E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas. 2 Samuel 5.14 – E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão, 2 Samuel 5.15 - e Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia, 16 e Elisama, e Eliada, e Elifelete.

Como vemos Davi ainda antes de assumir o reino total em Israel, pois antes de assumir todo o reino, ele reinou em Hebrom e posteriormente, é que veio a reinar sobre todo o Israel. Durante a sua trajetória entre o antes e o depois, ele foi totalmente incontrolável em relação às mulheres, formando um harém com esposas e concubinas e, com todas elas, ele teve filhos e filhas. É notório pela variedade de mulheres que ele não tinha um amor verdadeiro por uma delas e sim paixão, ou seja, uma vida sexual irrefreável, já mergulhado na prática do adultério, pois nem as concubinas escapavam dos seus desejos. Ao acrescentar esposas, Davi estava agindo contra a lei e todos que agem contra as escrituras sagradas, mas cedo ou mais tarde sofrerá as consequências dos seus atos impensados e irresponsáveis. Tanto que mais tarde já empossado como rei de todo Israel a sua sanha incontrolável por mulheres, se envolverá em algo gravíssimo registrado nas escrituras que foi o adultério com Bate Seba e o assassinato do seu marido o soldado Urias. Dessa maneira ele caiu na lei da semeadura e da colheita, o que foi extremamente constrangedor e triste para Davi, homem segundo o coração de Deus.     

2. UMA REPUTAÇÃO É JOGADA NA LAMA POR UM APAIXONADO ATO SENSUAL.     

2 Samuel 12.10 - Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezastes e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. 2 Samuel 12.11 - Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. 2 Samuel 12.12 – Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.

Deus é imparcial em aplicar a lei da semeadura e da colheita seja lá com quem for, ou posição que exerce. Davi era forte com os inimigos, revelando isso quando matou o gigante Golias e também e várias batalhas onde sempre foi vitorioso. Porém ele não era forte com as mulheres e isso é demonstra pelo harém que ele tinha e também quando acaba desastrosamente se envolvendo em um ato de adultério com a mulher de um dos seus soldados. Deus é justo com todos e a sua justiça é imparcial, seja com quem for, e assim o Senhor aplicou os seus juízos sobre Davi e a sua família que não era nada perfeita, pois os seus filhos não tiveram bons exemplos do seu pai. Como se diz que mente desocupada é oficina do Diabo e foi bem assim, quando ele deixando de estar guerreando com seus soldados ficou no palácio sem nada para fazer. Foi quando avistou Bate Seba tomando banho e se encantou com a sua beleza e chama-la e com o seu poder de rei a mulher acabou se entregando a ele enquanto o marido estava ausente no campo de batalha. Como desse ato, a mulher engravida, Davi usa de meios ardilosos com Urias o marido, para tentar que ele dormisse com a sua mulher, o que ele recusou, pois não estaria em paz sabendo que os seus amigos combatentes estavam lutando. Davi usa então de um ato deplorável para que Urias fosse colocado para combater junto às muralhas o que o exporia a um risco de morte e foi isso que aconteceu. Assim Davi pecou por adultério e por assassinato e as consequências viriam de uma forma que ele não poderia imaginar, mas viriam, pois Deus não tem o culpado por inocente. É sabido que alguns líderes têm caído em adultério, tanto líderes homens como mulheres, mas ao se despertarem do ato tresloucado que cometeram tem o temor e o tremor para se afastarem do seu ofício e entregar para outro que de continuidade. Mas nem sempre é assim com todos, pois tem os que adulteram, mas tem a consciência cauterizada e continuam nos seus ofícios se qualquer temor ou tremor. Esses se esquecem da lei da semeadura que pode tardar, mas não falha.   

3. O PECADO NÃO FICA IMPUNE, POIS DEUS REVELA O OCULTO E O ESCONDIDO    

2 Samuel 12.13 - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor [...].

Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. Marcos 4.22

É triste ver que o que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor, como é triste ver aquele mesmo que tinha falado sobre ter um coração sincero, com uma comunhão tão grande com Deus, tivesse cometido esse duplo pecado. Não adianta alguém que comete pecado ficar quieto deixando o tempo passar, pensado que Deus vai esquecer, não importa o tempo, no caso de Davi foi um ano, mas tem o momento que Deus revelar. Mas tem os que a consciência não acusa, pois já é cauterizada, porém tem os que a consciência acusa como foi o caso de Davi, pois ela o açoitava incessantemente, mas mesmo assim ele não se voltou para Deus enquanto o profeta Natã não foi enviado a falar-lhe. Isso mostra que consciência pesada que trouxesse uma agonia de alma não basta, ainda que seja uma agonia profunda; pois é preciso fazer confissão. A parábola do profeta Natã, agiu como se fosse um espelho, onde Davi pode enxergar a gravidade do seu pecado. Na parábola do homem rico que tinha muitas ovelhas (Davi) e do homem pobre que tinha apenas uma. O profeta pergunta o fazer com quem praticou essa maldade e Davi condenou quem assim o fez e ao mesmo tempo se condenou, pois o homem maldoso era ele mesmo. Foi quando o profeta Natã deu o golpe final em Davi, quando disse: Tu és o homem. Precisou isso para ele se conscientizar da besteira que fez e confessar com toda sinceridade quando disse: pequei contra ti, contra ti somente. O Senhor o perdoou, mas as consequências desse pecado seriam terríveis para ele, como é para todos aqueles que pecam contra o Senhor, principalmente para os que se calam achando que não vai dar em nada. Dos olhos do Senhor ninguém escapa.

Pastor Adilson Guilhermel.