Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 07 - A BÍBLIA TRANSFORMA PESSOAS

LIÇÃO 07 - A BÍBLIA TRANSFORMA PESSOAS

Texto Áureo:  Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Leitura Bíblica em Classe:  Hb 4.11-13; 2 Coríntios 10.4-6

Introdução:  Sem a Bíblia não há transformação de vidas, essa é uma questão que não pode ser ignorada, pois se trata de palavras vivas, que se recebidas as mudanças são notórias. Ela transforma a vida da pessoa no seu sentido inteiro, eliminando e corrigindo defeitos de caráter, mudando comportamentos, tirando os vícios escravizantes que o mundo realiza. Para o cristão ela condiciona e determina o futuro eterno se os seus preceitos forem seguidos de acordo como ela determina. Temos um repouso que nos aguarda, mas é preciso entender que existem exigências para entrar nele, pois não se entra nesse repouso de qualquer maneira.

1. TODOS NÓS DEVEMOS SABER QUE VIVEMOS NO MEIO DE BATALHAS ESPIRITUAIS.
2 Coríntios 10.4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10.5  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10.6  E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
O apóstolo Paulo sempre teve problemas, tanto com os judaizantes, como também com os próprios cristãos da igreja, principalmente a de Coríntios. Havia ali os críticos quanto ao comportamento de Paulo em relação às cartas, a qual ele escrevia, que em várias exortações eram com palavras duras, isso estando ausente, mas estando presente as suas palavras eram amáveis. Paulo estava tratando com homens arrogantes, tirânicos e prepotentes, enfrentando as acusações desse tipo de gente que na verdade é o joio no meio da igreja. Queriam embates na carne com ausência de espiritualidade, mas Paulo como homem experiente não entrava nas artimanhas deles, que cegados pelo inimigo não discerniam, adequadamente, a natureza da guerra espiritual. Paulo sempre teve uma seriedade no exercício do seu ministério, assim como a de seu Senhor, com muita compaixão por aqueles a quem serve. A questão de que quando ausente era ousado e quando presente era humilde, o que é uma grande inverdade, interpretavam esses que a sua benignidade como fraqueza. Paulo não conduz o seu ministério com armas carnais, semelhantes às utilizadas pelo mundo, pois nenhuma dessas tem o poder de destruir as fortalezas do inimigo nos corações dos homens tomados por elas. As nossas armas são espirituais as quais o Senhor nos equipou para as batalhas espirituais as serem enfrentadas e combatidas em nossa caminhada. O poder do evangelho destrói todo o conselho e altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus. É na guerra espiritual que todo entendimento deve ser levado cativo à obediência a Cristo, pelo poder de romper barreiras nas mentes e corações dos homens.
2. O TRABALHO DILIGENTE É NOSSO ÚNICO CAMINHO PARA O DESCANSO ETERNO.
Hebreus 4.11  Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
A bíblia diz que muitos são chamados e poucos são os escolhidos, significa que na multidão de chamados existe um processo de seleção, do qual sairão os escolhidos. Procuremos pois nos esforçar, pois existe a possibilidade de ficar para trás, se não ficar atento ao perigo da relutância e lentidão espiritual. A advertência deve ser levada a sério, pois haverá um resultado fatídico no resultado inevitável e final de toda relutância desta lentidão, pois será uma queda final e irrevogável, à qual não existe meio de reverter. O meio de evitar que isso aconteça é ser zeloso, fiel, obediente, empenhar-se e lutar diligentemente. Não há como ir para o repouso de uma forma indiferente às condicionais da palavra de Deus.
3. A PALAVRA É QUE DIFERENCIA EM NÓS O QUE É NATURAL E O QUE É ESPIRITUAL.
Hebreus 4.12  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4.13  E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Não se brinca com a palavra de Deus, este é um ponto de exortação a ser observado, pois a palavra não é uma escrita morta, mas viva. Ela está em ação nesse momento, pois ela é viva em todo momento em que Deus fala, tanto você lendo e meditando, como também ouvindo. Milhares de israelitas não entraram em Canaã, pois não deram atenção à palavra de Deus. Nós como igreja do Senhor Jesus estamos em uma jornada rumo a Canaã celestial e não podemos seguir o exemplo do povo desobediente de Israel, pois corremos o risco de não entrarmos no repouso. A palavra não está somente viva, mas tem a sua eficácia ativa em convencer, examinar o profundo e descobrir o que está nele. A espada bigúmea penetra de tal forma no ouvinte que alma e espírito são divididos e é apta para discernir os mais profundos pensamentos. Uma pessoa pode ser culta e atenta na mente e corpo, mas entorpecida espiritualmente, assim a palavra nos chama a atenção para este tipo de entorpecimento. Todos nós teremos que prestar contas a Deus que tudo vê e tudo conhece, pois tudo está patente aos seus Olhos. Os perseverantes que levaram as coisas de Deus a sério, sabendo que a porta é estreita e o caminho apertado e que são poucos os que entram por ele, sairão ao final vitoriosos e receberão o prêmio que lhes está proposto, mas os omissos serão os eternos fracassados que perderam a oportunidade de entrar no repouso de Deus.

Elaborado pelo texto bíblico da lição

Pastor Adilson Guilhermel