Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 05 - JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO - A Mensagem do Apóstolo

 LIÇÃO 05 - JESUS CRISTO, E ESTE CRUCIFICADO  – A Mensagem do Apóstolo

Texto Áureo:“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.” (1 Co 1.23)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 1.18-25; 2.1-5

Introdução: O que mais provocava controvérsias, zombarias e rejeição a mensagem do evangelho que focava o Cristo crucificado, foi pela grande mentira dos líderes religiosos de Jerusalém sobre o roubo do corpo de Jesus. Como sabemos, os sacerdotes  subornaram os soldados da guarda do túmulo para dizerem que tinham dormido e desse modo o plano do Cristo morto se propagou por todos os lugares. É lógico que Satanás estava por trás de tudo isso e como sabemos uma mentira se espalha mais do que uma verdade. Isso dificultou sobremaneira a missão dos apóstolos e principalmente do mais atuante, que foi o apóstolo Paulo. 

  

1. SALVAÇÃO É SÓ PELA PALAVRA DA CRUZ SEM ELA O DESTINO É O INFERNO. 

1 Coríntios 1.18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1.19 - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1.20 - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1.21 - Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

Quem se perdem, na realidade são os que estão alienados de Deus, resistindo de tal forma a mensagem da cruz, que fatalmente cairão na perdição eterna. O único meio da situação se reverter na vida de um homem é deixar o caminho da rebeldia e tomar a decisão mais sábia da sua vida, que é se render a mensagem da cruz. Quem vive alienado de Deus, tem o seu coração e mente dominada por si próprio o que é perceptível por suas ações. Vivem em trevas, porque o príncipe deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos, para que não enxergam o resplandecer da luz do evangelho. Somente a iluminação divina pode principiar uma mudança de pensamento, como também a conscientização de que está trilhando o caminho do erro. É com o veículo da fé, que ocorre a decisão necessária, para que a conversão aconteça pelo arrependimento, ocorrendo a regeneração seguida da santificação até chegar ao estágio final no futuro, que é a glorificação. A pregação da cruz ultrapassa a sabedoria humana, pois ela é trabalhada pelo Espírito na vida do pecador, isso no sentido de que ele caia em si, e possa entender que essa decisão o livra do caminho da perdição eterna. Para quem tem mente evasiva não pode compreender que a mensagem da cruz é poder de Deus que confere a salvação ao pecador arrependido. 

2. SALVAÇÃO NÃO VEM POR SINAL, MAS PELA FÉ VIVA NO CRISTO CRUCIFICADO. 

1 Coríntios 1.22 - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 1 Coríntios 1.23 - mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. 1 Coríntios 1.24 - Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1.25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Os judeus pediram um sinal para o Senhor Jesus e Ele rebateu dizendo que não lhes seria dado sinal algum, de certo aquele do profeta Jonas, que ficou três dias no ventre do peixe e ao terceiro dia foi lançado na praia vivo. Com isso o sinal que eles pediam seria a sua morte e ressurreição ao terceiro dia, mas que ele não acreditariam, sendo esta mensagem escândalo para os Judeus. Já os gregos que eram voltados a filosofia, também não conseguiam com toda sua arte de pensar, aceitar uma mensagem que eles julgavam simples demais para ser uma verdade. Na realidade com a sua sabedoria filosófica não conseguia discernir que a mensagem da cruz tinha uma profundidade que ia além de toda sua arte de pensar. A mensagem da Cruz teve uma rejeição na maioria do povo judeu, devido a mentira de que o corpo do Senhor foi tirado do túmulo pelos seus discípulos, mentira essa, que se espalhou por todos os cantos causando rejeição a mensagem da Cruz. Havia zombaria vinda dos gregos que achavam que a cruz era loucura, sendo que eles enfatizavam a sabedoria, e rejeitavam a sabedoria da mensagem da cruz. Os judeus que não eram voltados à sabedoria consideravam uma loucura esse tipo de mensagem. O que eles achavam loucura, na realidade a mensagem da cruz é o poder de Deus e a sabedoria de Deus que proporcionou esse grande plano de salvação para todos o que creem. 

2. SALVAÇÃO NÃO VEM POR PERSUASÃO HUMANA, E SIM NO PODER DO ESPÍRITO. 

1 Coríntios 2.1 - E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 1 Coríntios 2.2 - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2.3 - E eu estive convosco em fraquezas, e em temor, e em grande tremor. 1 Coríntios 2.4 -  A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder. 1 Coríntios 2.5 - para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Paulo era de uma postura humilde e de maneira alguma procurava se elevar ou ser digno de admiração, isso porque ele era conduzido pelo Espírito, nas suas prédicas salvíficas, postura essa que todo pregador da palavra deve ter como exemplo. Ele não usava de qualquer tipo de argumentação própria para convencer as pessoas a aceitarem a mensagem da cruz, pois era um homem cheio do temor de Deus. A preocupação de Paulo era com o seu testemunho de conversão a Cristo e isto não era qualquer tipo de exaltação e acerca de Cristo e a salvação, ele proclamava usando uma linguagem inteligível e simples. O poder que ele tinha em testemunhar, não era feito somente em palavras, mas também, com milagres, sinais e maravilhas, o que demonstrava o poder do Espírito. 

Elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição. 

Pastor Adilson Guilhermel