Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 05 - COMO LER AS ESCRITURAS

 LIÇÃO 05 - COMO LER AS ESCRITURAS

Texto Áureo: E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? At 8.30
Leitura Bíblica em Classe: Atos 8.26-30

Introdução: Cristo não disse para ler as escrituras, mas sim examinar. O que Ele quer dizer sobre examinar significa que é preciso fazer uma exegese dos textos lidos para que se possa ter uma interpretação do que se busca. A Bíblia não é um livro fácil de se entender, daí a necessidade fazer uso da exegese que é um estudo aprofundado de interpretação de um texto. Significa tirar de dentro para fora da bíblia, para que se compreenda o seu verdadeiro sentido, tendo em conta as regras da hermenêutica, que é a arte e a ciência de interpretar textos bíblicos. É preciso saber em que dispensação se deu o que foi escrito, que tempo, que lugar, qual era o cenário da época, usos e costumes, a cultura da época, o que cabe para aquele tempo e o que cabe para os nossos tempos e muito mais. Compreender o que o autor bíblico está querendo dizer através do que Deus está lhe falando e para que situação se aplica a nós. A bíblia não se interpreta no sentido literal, pois se trata de um livro espiritual com muitas linguagens figuradas, tipos, símbolos, parábolas, enigmas e muito mais, que a tornam um livro que exige interpretação dentro dessas regras, pois quem não está preparado e capacitado para ser um ensinador, pode ser levado a vários erros com implicações sérias para ele próprio, como para aqueles que o ouvem. 
1. ONDE DEUS GUIA, DEUS PROVÊ, NENHUMA TAREFA GUIADA PELO ESPÍRITO É PEQUENA.
Atos 8.26  E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
Aos olhos de alguém desprovido de espiritualidade, uma ordem dessa poderia parecer algo ilógico, mas aos olhos de quem tem uma espiritualidade desenvolvida ele sabe discernir a voz de comando que lhe ordena. Essa voz logicamente veio através da visita de um anjo de Deus a Filipe, o qual não teve qualquer dúvida em obedecer a voz desse anjo direcionado por Deus para cumprir a missão que lhe foi ordenada. Foi o que aconteceu com Filipe que exercia um trabalho próspero em Samaria, o qual envolvia multidões, para ir a uma estrada deserta pregar para apenas uma alma. Para aqueles que só querem pregar para multidões certamente questionariam como um absurdo, ou iriam a contra gosto, mas não para aqueles que são verdadeiros homens de Deus, que ouvem e obedecem a voz do Espírito, e se dispõe a qualquer missão, não importando qual seja. Por essa obediência voluntária de Filipe, quando foi visitado por um anjo de Deus, o qual lhe encarregou dessa missão é que um pecador identificado como um eunuco pode alcançar a salvação.
2. QUEM SERVE A DEUS DEVE SEM QUESTIONAR EM OBEDECER DE PRONTO A SUA ORDEM.
Atos 8.27  E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, Atos 8.28  Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
Assim, sem questionar a ordem do anjo que o visitou, Filipe segue para a estrada de Gaza para esse encontro com o Eunuco. Esse eunuco etíope era um oficial da corte de Candace, rainha dos etíopes. Se esse homem fosse eunuco fisicamente, ou seja castrado, não poderia ser um prosélito do judaísmo, se ele fosse eunuco não fisicamente, ou seja, não castrado, então ele poderia ser um prosélito do judaísmo. Porém não se pode afirmar se ele castrado, ou não castrado, se era prosélito ou não prosélito. O que se pode afirmar que era um homem que buscava conhecer Deus, daí a sua ida a Jerusalém para a festa da páscoa e do Pentecostes. Para estar lá tinha que fazer uma longa viagem da Etiópia até Jerusalém em busca do verdadeiro Deus. Sendo um eunuco ele não teria condições de participar plenamente dos cultos judaicos, mas poderia ir a sinagoga participar dos seus cultos. Estando lá em Jerusalém, ele pode estar presente e visualizando todo o martírio de Cristo, mas sem entender o que estava acontecendo com aquele homem carregando uma cruz e sendo crucificado nela. No seu retorno ele adquiriu dos escribas um rolo das Escrituras, o qual era do profeta Isaías cap. 53, onde estava escrito a respeito do homem que ele viu ser crucificado, porém sem entender. Sendo um homem de posse e desejoso de conhecer as escrituras certamente tinha mais rolos consigo, porém ele mesmo sendo compenetrado na leitura, não entendia nada do que estava lendo. Não adianta ler a bíblia sem saber interpretar o que está escrito, pois se trata de um livro espiritual e necessita da ajuda de alguém que o interprete.
3. É NECESSÁRIO TER ENSINADORES APTOS PARA INTERPRETAR PALAVRAS PROFÉTICAS. 
Atos 8.29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. Atos 8.30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
Quando Filipe, obedecendo a voz de comando do anjo que o visitou, se aproxima da carruagem em que viajava o eunuco, é o Espírito Santo que passa a orientá-lo na abordagem dessa alma sem entendimento do que estava lendo. O eunuco vivia na questão de entendimento da palavra, somente com uma pequena luz do que imaginava, mas Deus através de Filipe, usando pelo Espírito Santo, deu-lhe a revelação completa acerca de Jesus Cristo na passagem que estava lendo. Quem lê a bíblia deve nutrir um desejo intenso de conhecer a Deus, pois é na Bíblia que ele se revela. As revelações de Deus através da natureza podem revelar alguns atributos, mas o conhecimento pleno é somente através das escrituras. Jesus não disse para ler as escrituras e sim para examiná-la, pois é ela mesma que testifica dele. Se Filipe não tivesse passado três anos na escola de Jesus, certamente não seria ele a pessoa certa para esclarecer o que o eunuco estava lendo. Mas como Filipe tinha essa capacidade de ensinar, as dúvidas que o eunuco tinha foram esclarecidas, pois a passagem que ele lia falava exatamente de Cristo o Salvador. Filipe ousadamente perguntou ao eunuco se ele estava entendendo o que lia, e a resposta foi: como vou entender se não tenho quem me explique. Foi convidado a subir ao carro e com grande regozijo pode fazer o que gostava, que era ensinar a palavra de Deus. Tendo se convertido, quis ser batizado e foi o que Filipe fez num pequeno lago próximo. A salvação desse eunuco foi importante, pois sendo ele uma autoridade na Etiópia e já convertido, pode estar pregando o evangelho naquele lugar e pela sua alta posição as pessoas certamente lhe dariam ouvidos.

Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel.