Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 02 - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - publicado

  

 LIÇÃO 02 - A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA

Texto Áureo: Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 2 Tm 3.16
Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 3.14-17; 2 Pedro 1.19-21

Introdução: A bíblia contém uma gama de material notavelmente ampla, de diferentes gêneros e autores, mas todos eles foram inspirados divinamente. Deus deu a sua palavra através das palavras humanas, mas movidas pelo Espírito Santo e foi assim que Deus falou aos homens. A Bíblia é um livro diferenciado de todos os livros já escritos no mundo, pois as suas palavras são escritas com letras vivas e se tornam assim quando o homem ou a mulher de Deus a ensina com conhecimento e sabedoria na direção do Espírito Santo.

1. SER SÁBIO É GUARDAR TUDO QUE APRENDEU E CONTINUAR APRENDENDO. 
2 Timóteo 3.14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 2 Timóteo 3.15  E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Timóteo foi lembrado por Paulo, que deveria manter uma fé sincera no seu interior, fé essa já exercitada quando habitou em sua infância com a sua mãe Eunice e a sua avó Lóide, as quais lhe instruíram sobre as escrituras sagradas. Na realidade esses ensinos eram baseados no Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia, que todos os judeus tinham que aprender dos pais na sua infância. Tanto a mãe, como a avó de Timóteo contribuíram para o início de uma base espiritual, mas ainda não sólida, o que veio acontecer com os ensinamentos do Apóstolo Paulo dado a Timóteo. Com esses ensinamentos onde a fé de Timóteo foi desenvolvida através das doutrinas que recebeu de Paulo, é que foi construída uma sólida base espiritual. Não devemos nos achar capacitados demais ao ponto de não precisar mais de conhecimento da palavra, quem pensa assim, nunca vai se tornar sábio na palavra, pois a sabedoria depende do conhecimento e quem não busca intensamente o conhecimento não terá a sabedoria da palavra, pois ela é, a revelação do conhecimento. Ninguém é salvo por conhecer a Bíblia, mas sim pela fé naquele que é revelado nela, ou seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Quantos conhecem a bíblia mas não são salvos, os demônios e Satanás, também conhecem a bíblia, mas não são salvos. Embora Timóteo tivesse conhecimento das escrituras através da sua mãe e da avó, ele só veio a ser salvo, quando o apóstolo Paulo o levou a conhecer e aceitar a Cristo como o seu Salvador.
2. QUEM ENSINA DEVE ESTAR EM SINTONIA COM A VONTADE DO SENHOR DEUS.
2 Timóteo 3.16  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3.17  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
As palavras ensinadas ou pregadas com a sabedoria humana, não tem condições de transformar o homem interior. Só quando a palavra é divinamente inspirada é que pode realmente ser útil e ter proveito. Ensinar tem que ser pelo Espírito, redarguir ou argumentar é pelo Espírito, corrigir alguém é pelo Espírito e instruir em justiça é pelo Espírito, pois se assim não for, Deus não está presente nisso. Paulo diz que é toda a Escritura, ou seja em toda a sua completude de Gênesis a Apocalipse a palavra de Deus tem a inspiração divina. Portanto é um compêndio de livros que só é entendido por homens que buscaram o conhecimento e tem o saber vindo do Espírito Santo. Não adianta a pessoa só ler a bíblia, como muitos fazem, mas sim examinar como disse o Senhor Jesus. Examinai as Escrituras, pois elas testificam de mim. A Escritura é a revelação transmitida aos escritores bíblicos e a é o meio de transportar essas revelações, sendo assim a inerrante Palavra de Deus. Deus passou a sua verdade totalmente inspirada para seus homens escolhidos por Ele.
3. A PALAVRA SÓ É PROFÉTICA SE PREGADA INSPIRADA PELO ESPÍRITO SANTO.
2 Pedro 1.19  E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 2 Pedro 1.20  Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2 Pedro 1.21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Na Antiga Aliança, Deus levantou vários profetas para alertar, corrigir, ensinar o povo de Israel, mas a maioria desse povo ignorou os mensageiros do Senhor e com isso perderam a salvação. A palavra profética é a que traz a salvação, desde que a compreendam e a acolham. Essa é a palavra que o povo deveria atender e dar atenção, e não a mensagem propagada pelos adeptos do gnosticismo. A palavra profética trás luz a nossa mente, pois é um agente iluminador que evita caminharmos nas trevas e na incerteza. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos. A estrela da manhã que brilha em seus corações tem uma referência com a promessa do próprio Jesus, em relação a sua volta que marcará o grande dia da sua vinda que está prestes a acontecer subitamente. Esta promessa foi ratificada no monte da transfiguração quando Jesus juntamente com Pedro, Tiago e João puderam ter uma visão de como seria o Cristo glorificado e também a visão do Senhor falando com Elias e Moisés. Lembrando que isso foi uma visão, visto que Jesus não havia passado pelo processo da cruz e Elias e Moisés ainda estavam no seio de Abraão (sheol) onde ficariam até a obra ser consumada pelo Senhor na Cruz. Ainda nesse local o Deus Pai se manifestou com voz dizendo: Este é o meu filho amado de quem me comprazo. A revelação da glória de Deus em Cristo, vem confirmar a sua promessa com relação a nós, que também participaremos da natureza divina. Portanto as escrituras não são de interpretação particular, pois toda ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo. 

Elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel