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A NATUREZA DO SER HUMANO

A Natureza do Ser Humano
Lição 3 – 19 de Janeiro de 2020
Texto Áureo: 1 Tessalonicenses 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 1.26-28;2.7


Introdução: A natureza do homem envolve assim como a bíblia declara, que se constitui de espírito; alma e corpo, portanto trata-se de um ser tricotômico e não existe outra explicação ou teoria contrária que o homem queira impor ao contrário. Nesse caso, a tricotomia envolve um ser constituído de espírito gerado por Deus, de um corpo material feito por Deus e de uma alma que é o elo de ligação entre o corpo e o espírito. Assim a natureza do homem é celestial, sendo o espírito gerado e o corpo feito por Deus, que é um Ser divino e dotado de uma alma para dar vida ao corpo e ser o elo de ligação. Sendo o homem um espírito, ele foi dotado da capacidade de ter consciência, comunhão e intuição e pode comunicar-se com Deus dentro das Suas condicionais, pois não se chega a Deus de qualquer maneira. Sendo a alma um atributo do homem, ela serve para que ele tenha consciência de si mesmo, sendo que é dotada de intelecto; vontade e emoções. Já o corpo sem o espírito e alma, seria apenas uma matéria morta, mas como ele tem, o ser espírito e o atributo alma, então é uma matéria viva. O meio de comunicação que a alma usa para com o lado exterior é com os cinco sentidos do corpo, ou seja: visão; audição; olfato; tato e paladar, os quais podem ser chamados das cinco janelas da alma.

1 – Deus fez o homem sem ter qualquer semelhança ao reino animal.
Gênesis 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
O homem é um ser distinto, sem similaridade com qualquer animal criado por Deus. Todos eles são tal e qual como Deus os criou, sem qualquer mutação ao longo do tempo o que contraria a teoria da evolução. Portanto o homem descende de Deus sendo colocado como a obra prima de Dele dotado de corpo, alma e espírito. Nesse caso ele é um espírito, coisa que nenhum animal pode ser. Fica bem claro que o animal, quando morre acaba a sua existência, ao contrário do homem que por ser um espírito; ele é imortal. O que é mortal no homem é o seu corpo de carne, o qual após o pecado original se tornou corruptível saindo da imortalidade física para a mortalidade e nesse caso por ter vindo do pó, quando morre volta ao pó. (E o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus que o deu). Assim o espírito que é o ser fica na mãos de Deus, para decidir o seu destino, ou seja, se é salvo vai para as dimensões celestiais e se é pecador vai para as dimensões infernais. Deus deu o livre arbítrio para o homem decidir onde quer passar a eternidade, pois a morte é um novo começo no reino espiritual, ou seja um novo começo de felicidade eterna ou, um novo começo de tormento eterno.
2 – Deus criou o casal com a Sua imagem mental, moral e espiritual.
Gênesis 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus um Deus trino, de uma mesma essência constituída por três personagens distintos, o Deus Pai; o Deus Filho e o Deus Espírito Santo, que formam a trindade divina. Como o homem também é um espírito gerado por Deus, no momento da sua concepção fica claro que a sua imagem, não se trata do corpo material e sim do corpo espiritual. Quando falamos a palavra Deus sem identificar um dos três personagens estamos nos referindo a trindade divina. Portanto se quisermos nos dirigir a um dos três é só identificar, se é o Pai, o Filho ou o Espírito. Agora, à imagem de Deus significa, a imagem dos três personagens e nesse caso podemos afirmar que o espírito do homem é triúno pois ele se constitui da personalidade do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo. Assim a natureza espiritual do homem salvo em Cristo deve se aperfeiçoar com os atributos desses três personagens triúnos.
3 – Deus fez o homem e abençoou para que seja ativo e não passivo.
Gênesis 1.28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
O homem recebeu de Deus uma concessão de poder e habilidade para sujeitar e dominar todos os seres criados que compõem o reino animal, tanto da terra, do ar e do mar. Ao homem foi delegada essa autoridade, mas com subordinação total a Deus e com a responsabilidade de prestação de contas a Ele. Ganhou o direito de se usar os frutos da vida vegetal para a sua alimentação, porém deveria cuidar e cultivar tudo que foi posto ao seu dispor, não somente para ele, mas também para que a natureza suprisse todas as necessidades de todas as criaturas vivas. Essa harmonia do homem com a fauna e flora só poderia ser eficaz para ser produtiva se fosse caracterizado como uma pessoa ativa. No contexto de reino de Deus não tem espaço para pessoas passivas que não produzem as coisas como devem ser. A partir da queda do homem a natureza já não era tão generosa com o homem, quando tudo era uma fartura sem despender de muito esforço, a labuta mais pesada veio quando a terra foi amaldiçoada com cardos e espinhos por causa do pecado.
4 – Deus deu forma ao homem e soprou a alma para que tivesse vida.
Gênesis 2.7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
É fascinante saber que o corpo do homem formado do pó, se compõe de elementos químicos que estão presentes na argila usada por Deus e são necessários para alimentar o corpo, mantendo-o em vida (fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio, oxigênio, ferro, magnésio, boro, carbono e muitos outros. Lembrando que a diminuição desses elementos químicos no corpo podem causar prejuízos a saúde, por isso devem ser recompostos através de complexos vitamínicos de A a Z. Deus usou o pó de barro para moldar uma estátua com a forma que Ele planejou. Isso para mostrar a fragilidade do homem e a dependência que ele tem de Deus, não foi usado rocha, minério de ferro, ou metal, mas sim o pó da superfície da terra, muito leve e sem resistência. Esse corpo frágil já formado precisava ser animado e com um sopro Deus lhe conferiu a vida, tanto física, como espiritual. A vida física para conviver com a terra e a vida espiritual para conviver com o Criador, pois na vida espiritual é que está o princípio inteligente, onde o homem pode compreender a sua identidade pessoal, como também o poder de raciocínio evolutivo. Esse raciocínio evolutivo se voltado para Deus é que vai formando o homem a Sua imagem e semelhança.


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

A Criação de Eva, a Primeira Mulher

A Criação de Eva, a Primeira Mulher
Lição 2 – 12 de Janeiro de 2020
Texto Áureo: Gênesis 2.23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 2.18-25

IntroduçãoFaltava a mulher para Deus concluir a Sua obra da criação e tudo estava dentro dos seus planos. Mas fica uma pergunta acerca disso, a qual seria; por que Deus não fez isso logo que formou o homem? Isso porque, na realidade a mulher seria algo muito especial que estava nos seus planos, mas esse retardamento tinha tudo haver com o homem. Deus deu esse tempo, propositalmente para que Adão sentisse o desejo de ter uma companheira, assim como ele observava em todo reino animal. Diante dessa situação, Adão começou a ser acometido de uma solidão profunda, mesmo tendo tudo a sua mão, ele começou a expressar esse desejo até atingir o ponto que Deus aguardava dele. Deus fez Adão passar por tudo isso, para que desse valor a mulher que receberia para estar ao seu lado e desse o devido valor a ela. Também era para se lembrar da solidão que sentia por falta de uma companheira e nunca pensar em deixar de estar com ela. A criação estava incompleta e se completou com a criação da mulher.
1.  A abundância de deleite do homem não suprem a questão de solidão.
Gênesis 2.18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Deus demonstra explicitamente que se preocupa com o bem estar do homem, pois Ele conhece o seu interior e sabe qual a sua necessidade, quando está passando por situações conflitivas. Deus não criou o homem para viver em sofrimentos pela ausência de algo que não tem e que deseja ter. O estado de solidão de Adão era algo profundo, pois nada que Deus havia criado para ele, não supria essa solidão, pois só o que poderia lhe espantar esse sentimento, era ter uma companheira para estar ao seu lado. Assim, diante do quadro de solidão em que Adão se encontrava, Deus tomou as providências para dar ao homem o que resolveria o seu problema, que era a falta de uma companheira.
2. Em toda fauna criada não havia um animal combinante com o homem.
Gênesis 2.19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2.20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Deus deu para Adão o direito de dar nome aos animais, seja os terrestres, alados e anfíbios, como também de exercer domínio sobre todos eles. Desse modo, Adão exerceria um proximidade com os animais, bem como a condição de observar o comportamento de cada um conforme a sua espécie. Com isso ele pode discernir que todos animais eram diferenciados no sentido de macho e fêmea. Pode observar também que o macho andava junto com a fêmea e a fêmea com o macho e nada além disso. Viu também que o macho ao copular com a fêmea, após algum tempo, esta ficava prenha vindo a seguir um filhote. Assim aprendendo com o reino animal a questão de macho e fêmea, Adão sob hipótese alguma iria desejar um macho e sim uma fêmea. Adão pode entender que Deus estabeleceu somente dois gêneros: homem e mulher e que isso não poderia ser mudado, sob pena de entrar em conflito com o Criador. O que passar disso é tentar mudar o curso da natureza, como também é uma afronta ao Senhor Deus.
3. A costela é a parte do corpo mais próximo do coração lugar de afeto.
Gênesis 2.21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; Gênesis 2.22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Deus ao fazer Adão cair em um sono pesado estava evitando uma dor desnecessária para a extração de uma das suas costelas. Dessa forma Adão em alguma ocasião não poderia dizer que sofreu dor para que a mulher fosse formada de uma parte dele. Assim Deus não formou a mulher a partir da argila, como foi com Adão, mas ela foi formada de uma parte dele. Após a extração da costela de Adão, Deus fechou a carne do local onde a costela foi tirada completando com êxito a Sua obra. A mulher não foi criada e sim formada do homem e para o homem como uma provisão divina para suprir a necessidade dele ter uma companheira para estar ao seu lado. Ela foi formada da costela do homem para ser igual a ele, sob o seu braço para ser protegida e perto do coração para ser amada por ele. 
4. Foi dado o direito para o homem de aprovar e avaliar a sua adjutora.
Gênesis 2.23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Deus não impôs  a mulher para Adão e sim a trouxe para sua aprovação e, de pronto ele viu nela a solução para resolver os seus problemas de solidão. Também sabia que a mulher era uma parte íntima dele quando disse ser osso dos meus ossos e carne da minha carne e, sendo assim era exatamente o que ele estava desejando. Todo homem e mulher que almejam o matrimônio devem necessariamente buscar em Deus para que essa união não seja contrária ao modelo bíblico. Porque buscando em Deus, Ele vai preparar uma) companhia adequada a personalidade de cada um; mediante esse princípio o casal terá todas as condições de constituir sua família debaixo das bênçãos divinas; também é importante que possa vir pela direção de Deus, para que o casamento não se baseie e paixão sexual, pois paixão não é amor e pode esfriar; o casal também através do seu relacionamento íntimo e amoroso, simboliza Cristo e a Sua igreja, daí importa que o casal seja formado na direção de Deus. Quando a escolha de uma companhia para o casamento for sem a direção de Deus é bem possível que o Diabo se adiante e prepare alguém com a índole que ele gosta e, nesse caso consequências terríveis podem acontecer. 
5. O homem não pode após o casamento ainda viver na tutela paterna.
Gênesis 2.24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
O casamento é um novo início e não pode ficar preso aos caminhos antigos, pois para ele dar certo é necessário deixar o antigo e lançar-se em o novo a fim de que a vida conjugal venha a ser bem sucedida. Deixar os pais não significa abandoná-los e sim não permitir que haja intromissão na vida conjugal em qualquer das partes, pois isso faria divisões inconvenientes, as quais prejudicaria a construção de um alicerce forte entre os cônjuges. A intromissão dos pais na vida do casal tem prejudicado muitos lares tirando a paz e a harmonia fazendo com que a união vire um tormento, isso também tem provocado muitas separações, que acabam desconstruindo algo que poderia ser solidamente construído, se não houvesse intromissões de alguém numa vida a dois.
6. Sendo o casal uma só carne, não devem ter vergonha íntima mútua.
Gênesis 2.25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
O casal não pode ter restrições em tudo que envolve a sua intimidade, pois a nudez entre o casal não é, e nem pode ter esse tipo de restrição. Isso porque,  a partir do momento do casamento, os dois se tornam uma só carne, como se um fizesse parte do outro. Essa impecabilidade na intimidade dos cônjuges foi proporcionada pelo próprio Deus, o qual colocou o desejo sexual primeiramente para a multiplicação da raça humana, mas também permitiu que esse desejo se estendesse para que os dois tivessem uma vida prazerosa sexualmente. Sendo assim o casal se ficarem nus na intimidade, não tem nenhuma razão para se envergonhar, pois se trata de algo que o próprio Deus permitiu que assim fosse.
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Adão, o Primeiro Homem

Adão, o Primeiro HomemLição 1 – 5 de Janeiro de 2020
Texto Áureo: Gênesis 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre toda a terra.
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 2.1-8
Introdução: Por volta de seis mil anos atrás houve um concílio da trindade onde foi decidido o aspecto de como o homem seria feito. Nessa decisão a trindade divina, a qual é constituída de Deus Pai; Deus Filho e Deus Espírito Santo deliberaram e concordaram que o homem seria feito com a Sua imagem e semelhança. Muitos por entenderem literalmente esse texto imaginam que Deus tem a mesma forma biológica do homem, o que é um puro engano, pois Deus é Espírito e não poderia ter essa forma biológica. Deus como Pai dos espíritos, gera um espírito no momento da concepção do homem, o qual vai habitar no corpo de todo ser gerado biologicamente e, isso não significa que o corpo biológico tem a mesma forma do espírito gerado por Deus. Sendo Deus Espírito, então é o nosso espírito que vai ter que ser como a Sua imagem e semelhança e não o nosso corpo biológico. Adão ao ser formado por Deus, o seu espírito estava sendo transformado à imagem e semelhança divina; quando a cada dia o Senhor o visitava, mas esse processo foi interrompido com a sua queda. Significa que o pecado interrompeu esse processo e a imagem que estava sendo formada foi desfigurada, daí a necessidade desse pecado ser expiado para que houvesse uma continuidade nesse processo. Essa continuidade porém, envolve toda uma condicional ordenada pelos preceitos divinos. Assim entende-se que esse processo depende da disciplina da nossa alma que é o pêndulo entre o espírito e o corpo biológico. A carne luta contra o espírito e o espírito luta contra a carne e quando o espírito está vencendo a carne, então é aí, que o homem está sendo transformado à imagem e semelhança de Deus. Agora é preciso entender, que só quem tem Cristo como o Senhor da sua vida e o obedece sem restrições é que pode alcançar essa imagem. O homem é a obra perfeita de Deus e foi gerado para ser infinito, ao contrário de todos os outros seres que são finito. Infinito porque o homem é um espírito que nunca vai morrer, só que esse espírito tem dois destinos: a vida eterna com Deus, ou a condenação eterna no inferno e isso depende do homem escolher onde quer passar a eternidade.1. Toda obra que Deus começou e concluiu estava relacionada ao homem.
Gênesis 2.1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
O homem não tem o poder de criar a matéria, pois somente Deus tem esse poder. O homem pode manipular a matéria, mas quem cria a matéria é Deus. E foi com a matéria que Ele criou e formou, tanto a inorgânica, como as plantas, os animais e finalmente o homem do pó da terra, o qual é matéria. Tudo que Deus criou com toda perfeição foi no sentido de dar ao homem as melhores condições de habitar nesta terra para ser o louvor da Sua glória. Foi dado ao homem o poder de dominar sobre todas as coisas terrenas, mas pela sua desobediência perdeu esse poder para Satanás, poder esse que perdurou até Cristo retomá-lo com a Sua vitória na Cruz.
2. O descanso de Deus envolve a conclusão da obra, pois Ele jamais se cansa.
Gênesis 2.2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2.3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Deus é Espírito e portanto não se cansa e nem se afadiga. A questão que Ele descansou está voltada para o término da Sua obra criadora. Deus não descansou como alguém que estivesse cansado, mas sim como alguém que ficou satisfeito com tudo que começou e concluiu. É preciso entender que os dias da criação não estão no tempo Cronos, que é o tempo do homem e sim no tempo Kairós que é o tempo eterno de Deus. A santificação do sétimo dia foi para o homem se separar um dia da semana para ter uma relação com Ele, isso na dispensação da lei. Foi nesta dispensação da lei que foi instituído o sábado como o dia de descanso, como também de comunhão com Deus e foi instituído como uma prática obrigatória. Na dispensação da graça, não podemos ter essa prática obrigatória de guardar dias, isso porque, Deus passou a habitar em todos que se convertem a Cristo e dessa forma para a igreja, todos os dias são do Senhor. Assim, Jesus é o Senhor não somente dos sábados, mas de todos os dias de nossa vida. Todos os dias o Senhor é digno de receber, adoração, honra, louvor de todos os crentes firmados em Cristo. Nessa nova dispensação, que é da graça, o Espírito Santo nos leva a fazer na semana toda, devocionais com adoração, louvor e serviço para a glória de Deus e não somente em dia determinado.
3. Deus se revela como o generoso provedor da necessidade do homem.
Gênesis 2.4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, Gênesis 2.5 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2.6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
Toda essa magnífica provisão estava situada no jardim do Éden e tudo foi preparado para o homem ter as melhores condições de uma vida farta. A fauna, a flora e o melhor sistema de irrigação estava preparado para receber o homem criado por Deus. Deus deu o melhor para o homem ter a sua subsistência alimentícia, mas havia uma condicional, a qual era que deveria cuidar e cultivar tudo que lhe foi dado. No cuidado de lavrar a terra o homem deveria manter-se ocupado e com essa oportunidade usar as suas aptidões sendo um fiel despenseiro de sua criação. Todos nós temos aptidões e devemos colocá-las à disposição do Senhor para o nosso bem e o bem de todos e o nome dele ser glorificado pelas nossas ações. A mente desocupada é um perfeito lugar para o Diabo agir.
4. Deus é o formador do corpo do homem, mas também o que gera o espírito.
Gênesis 2.7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Deus como o supremo oleiro deu início ao processo de formação do Seu vaso usando argila como matéria prima da Sua obra. Deus como oleiro deu o formato que foi planejado e a estátua de barro recebeu o Seu sopro de vida tornando-se um ser vivo, já totalmente equipado e com todas as funções orgânicas e mentais necessárias a sua sobrevivência na terra. O homem é a obra prima de Deus e, é um ser único e, ele é o que é, porque o Senhor soprou em sua narina o fôlego da vida, que é o espírito. Isso significa que Deus nunca fez isso com um animal, pois esses não são dotados de espírito. Quando um animal morre, acaba aí o seu ciclo de vida, ao contrário do homem que não é em si, um corpo biológico, mas um espírito e esse espírito é eterno e portanto nunca morre, porque o que morre no homem é só a sua parte biológica. O corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus, que o deu, porém esse espírito que volta a Deus tem dois destinos a seguir; o céu, ou inferno e nisso pensai. Nós como espírito que somos devemos viver para Deus, uma vez que somos dele, pois foi ele que nos gerou para habitar num corpo formado de barro.
5. Deus plantou o homem num paraíso que foi obra perfeita das suas mãos.
Gênesis 2.8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Deus não deu para Adão nenhum título de propriedade desse paraíso, pois a sua permanência infinita nesse lugar era condicional a sua obediência. O Éden se tornou o lugar da residência oficial do homem com todas as benéfices que poderia desfrutar, mas também era o local onde ele seria originalmente testado. Isso porque, Deus fez e sempre fará testes de fidelidade com o homem até que ele alcance o estágio final da salvação. O homem tinha tudo no que concerne às bênçãos divinas, mas com o seu livre arbítrio cedeu ao caminho da tentação, o que o levou a perder a sua residência no paraíso. Temos a promessa de um paraíso nas dimensões celestiais, mas ainda estamos a caminho para chegar a ele, só que Deus impôs condicionais para chegarmos e se cumprirmos todas elas é certo que chegaremos, não para uma residência provisória, mas sim, eterna.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

A VELHICE DE DAVI



A VELHICE DE DAVI


A VELHICE DE DAVI.
Lição 13 – 29 de Dezembro de 2019
Texto Áureo2 Samuel 23.5 Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
Leitura Bíblica em Classe2 Samuel 23.1-7
Introdução: Para quem não tem uma morte abreviada, a velhice é o destino de todos, que indica o final de uma jornada, a qual ninguém poderá escapar disso. As escrituras nos revelam vários personagens tanto no antigo testamento, como no novo testamento, de homens e mulheres que ao partirem deixaram um legado de fé, que servem de exemplo para todos nós. O personagem em destaque aqui, é Rei Davi, conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Após a sua morte, Davi deixou a sua história de vida registrada para a eternidade. Foi uma história que começou tranquila, com ele pastoreando ovelhas, mas que começou a mudar depois que foi ungido como Rei de Israel. Foi ungido Rei, mas tinha que conquistar a coroa e essa trajetória para essa conquista exigiu muitos obstáculos; perseguições; perigos; guerras onde sempre foi vencedor, porque fazia tudo em nome do Senhor dos Exércitos. Porém, como ninguém é perfeito, Davi também tinha as suas falhas e a mais gritante foi o adultério e o assassinato de um inocente. Teve consequências graves que atingiu os filhos, mas com um arrependimento profundo alcançou a misericórdia de Deus. Na sua velhice ele compôs muitos salmos, os quais retratam muitas situações da sua trajetória. Encerrou a carreira, mas guardou a fé e deixou um legado para as demais gerações. 
1. Tempo de viver e tempo de morrer, mas o que importa é deixar boas obras.2 Samuel 23.1 E ESTAS são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.
Estamos fazendo obras consistentes para o reino de Deus que possam ser lembradas quando partirmos? Ou não.  Esta é uma pergunta que devemos fazer para nós mesmos, pois existe um mandado do Senhor Jesus Cristo nesse sentido, o que não pode ser negligenciado por qualquer cristão. Davi colocou os seus talentos a disposição do Senhor e se empenhou em praticá-los em todo o tempo da sua vida. O Senhor deu talentos, de acordo com a vocação de cada um e, seja um ou mais, não podem ficar enterrados, pois quem assim procede é tido como servo mau e negligente. Deus investiu em Davi e ele não o decepcionou, assim como Deus também quer investir em nós para o serviço na sua obra e não podemos decepcioná-lo. É importante que ao final de nossa vida terrena deixemos um registro das nossas experiências com Deus, as quais servirão de testemunho para aqueles que ficaram. (Eu lhes digo a verdade: Onde quer que se preguem as boas novas em todo o mundo, o que essa mulher fez também será relatado, em memória dela.” Mateus 26:10-13).
2. As boas obras caracterizam os que são preparados e ungidos do Espírito.
2 Samuel 23.2 O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. 2 Samuel 23.3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.
Aos ungidos pelo Espírito é delegada autoridade para liderar com temor. Só os identificados pelo temor ao Senhor, são os que demonstram um coração governado por Ele, pois quem não tem temor diante de Deus, nunca poderá ser um verdadeiro crente em Cristo. Quem é líder deve necessariamente apresentar uma liderança justa e isso é visto naquele que governa com justiça e também no temor do Senhor. Quando um líder está enquadrado nessa condição o povo é beneficiado com esse tipo de liderança, pois ela traz bênçãos divinas a todos os liderados. (Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2).
3. Os ungidos agem com temor e justiça e tem zelo pelo bem estar do povo.
2 Samuel 23.4 E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
Um líder que governa sendo justo e com uma vida no temor de Deus tem a verdadeira luz para levar o povo no caminho certo, pois é assim que todos se sentirão animados e confortados sem qualquer jugo sobre si. A Bíblia diz que os justos florescerão como a palmeira e os que verdadeiramente estão plantados no reino do Senhor, ainda na sua velhice darão frutos; viçosos e vigorosos. Esses nunca deixam de anunciar a retidão do Senhor e a sua justiça em toda a sua plenitude. (Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Salmos 101:6).
4. Quem cuida do bem estar do povo tem promessas e aliança com Deus.
2 Samuel 23.5 Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
As bênçãos de Deus prometidas e garantidas através do concerto eterno estabelecido com Davi, estão guardadas, mas só serão distribuídas através do cumprimento de condições impostas a todo Israel para um tempo ainda vindouro. A aliança que Deus fez com Davi, lhe garantia uma dinastia e um trono que apontava para a eternidade, porque era uma aliança que se cumpriria na sua íntegra em Jesus Cristo. Assim a dinastia davídica estabelecida através deste pacto teriam a sua continuidade rumo a eternidade, pois Jesus dará continuidade a essa dinastia quando começar a reinar no reino milenar. (Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Hebreus 10:23).

5. A aliança com Deus é para os fiéis, pois quem não tem, o juízo é eterno.
2 Samuel 23.6 Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão. 2 Samuel 23.7 Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.
Todo ser que se opõe a graça de Deus e dos seus propósitos, na realidade são filhos de Belial e se não voltarem a razão expressando uma rejeição verdadeira às suas convicções descaminhadas, o destino é o fogo eterno. Todos que rejeitam a salvação oferecida nesta dispensação, são como espinhos e serão lançados fora e consumidos pelo julgamento de Deus. Quem se mantiver como pecador, não escapará do julgamento divino e serão considerados como imprestáveis, o que significa que precisam ser descartados porque se opõe às condicionais estabelecidas por Deus. Isso já preliminarmente acontecerá ao final da grande tribulação, no julgamento das nações onde o Senhor Jesus separará as ovelhas dos bodes, pois se forem deixados, irão sufocar o início de um reino de justiça e devem ser consumidos pelo fogo. (Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Malaquias 4:1). 
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

A REBELIÃO DE ABSALÃO

A Rebelião de Absalão
Lição 12 – 22 de Dezembro de 2019
Texto Áureo: 2 Samuel 15.6 E desta maneira fazia Absalão a todo Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
Leitura Bíblica em Classe: 2 Samuel 15.1-18
Introdução: Os dissabores de um pecado gravíssimo cometido por Davi continuam sendo marcados por uma escalada de acontecimentos que trazem agruras na sua vida. Entre os já ocorridos, como a morte do filho que contraiu com Bate-Seba; o estupro de Tamar por Amnom; o assassinato de Amnom praticado por Absalão; agora surge mais uma situação extremamente grave, que é a usurpação do seu trono, por Absalão o seu próprio filho. A bíblia diz que rebelião é como o pecado de feitiçaria e, isso nos leva a entender que Absalão estava tomado pelo Diabo para levar adiante essa empreitada maligna, a fim de acabar com o reino do seu pai Davi. O tempo mostra que Davi após a grande loucura que cometeu, já não era mais tão ativo como antes e os tristes acontecimentos que se seguiram, o deixaram mais abalado ainda e isso proporcionou um lapso para o traidor agir. Algo que não pode passar despercebido é que por trás de todo indivíduo com espírito de rebelião está o Diabo influenciando, isso implica que, se aquele que está na condição de líder, baixar a guarda, pode ser subitamente surpreendido.
CARACTERÍSTICAS DE UM REBELDE
1) Gosta de se ostentar e finge profunda dedicação pelos interesses do povo.
2 Samuel 15.1 E ACONTECEU depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele. 2 Samuel 15.2 Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; 2 Samuel 15.3 Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
Quem tem espírito de rebelião, nunca age de pronto, pois ele sempre vai preparar o terreno para ter os meios necessários para poder dar continuidade ao ato de traição que planeja. Nessa preparação, Absalão procurou com grande poder persuasivo arregimentar um grande quinhão de aliados, os quais acabaram se reunindo em torno dele passando a apoiar o seu golpe de estado. Uma das suas sutilezas era levantar questionamentos sobre a capacidade de Davi em administrar justiça entre o povo. Uma das táticas do indivíduo tomado por esse espírito de rebelião é jogar o povo contra o líder e com grande maestria procura convencer o povo que é mais capacitado para exercer a condição de líder.
2) Usa de artifícios para conquistar o apoio do povo e alcançar seus intentos.
2 Samuel 15.4 Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! 2 Samuel 15.5 Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava. 2 Samuel 15.6 E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
A partir do momento que o povo vai se inclinando para o seu lado, o traidor, percebe a oportunidade e o momento de começar a enfatizar as falhas do líder colocando dúvidas na mente das pessoas sobre ele. E desse modo que o rebelde prepara o cenário para o seu golpe traiçoeiro. O rebelde só terá condições de finalizar os seus intentos usurpadores, se ele conseguir conquistar o coração de boa parte do povo. No meio evangélico, há vários casos de indivíduos que entram por esse caminho movidos por um espírito de rebelião incontrolável. O verdadeiro líder é aquele que Deus separou para tal ofício e nenhum usurpador caso venha alcançar os seus intentos poderá ser considerado como um líder. Nesse caso o povo que segue um líder rebelde é conivente com o seu ato de rebelião.
3) É hábil na arte da persuasão usando de meios estratégicos em convencer.
2 Samuel 15.7 Aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar em Hebrom o meu voto que fiz ao Senhor. 2 Samuel 15.8 Porque, morando eu em Gesur, na Síria, fez o teu servo um voto, dizendo: Se o Senhor outra vez me fizer tornar a Jerusalém, servirei ao Senhor. 2 Samuel 15.9 Então lhe disse o rei: Vai em paz. Levantou-se, pois, e foi para Hebrom.
O mal intencionado sabe usar o seu poder de persuasão fazendo outros a crer que as suas intenções traiçoeiras pareçam que sejam boas intenções. Absalão nesse caso optou em ir a Hebrom com a permissão do rei, porque ali era um ponto estratégico para ele se organizar melhor para dar sequências aos seus planos de tomar o poder a qualquer custo. Tudo que Davi conquistou incluindo o coração do povo foi com muito sacrifício e serviço, mas Absalão procurou fazer de um modo mais fácil, prática essa que é observada em nossos tempos; quando fazem uso de meios enganosos para atrair o povo para si.
4) Ele procura usar pessoas chaves para dar credibilidade ao seu ato traidor.
2 Samuel 15.10 E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom. 2 Samuel 15.11 E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio. 2 Samuel 15.12 Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Giló, estando ele oferecendo os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e ia crescendo com Absalão.
A habilidade de um rebelde e a sua capacidade de influenciar a mente e o coração do povo serve de advertência para os líderes em nossos dias, os quais devem sempre estar atentos a qualquer situação estranha. Uma das táticas de um usurpador é ter aliados que têm alguma influência sobre o povo, pois isso contribui para dar credibilidade aos seus planos de rebelião. No meio evangélico não se caracteriza uma rebelião, quando algum oficial resolve sair do ministério, ou mesmo que venha a fundar uma congregação, desde que o faça com pacificação. A rebelião é caracterizada quando alguém tenta derrubar o líder para tomar o seu ministério.
5) O rebelde age de uma forma que o seu alvo seja sempre o último a saber.
2 Samuel 15.13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão. 2 Samuel 15.14 Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada. 2 Samuel 15.15 Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor. 2 Samuel 15.16 E saiu o rei, com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa.
Quem tem lealdade com o líder está com ele até às últimas consequências. Embora o Diabo esteja agindo às ocultas, Deus também que não dormita e nem dormitará, pois sempre está atento agindo a favor dos seus. Deus sempre é o socorro bem presente no meio de momentos angustiantes, daqueles que o temem, para dar livramento. Quando Deus escolhe os seus ministros e os unge para tocar uma obra, ninguém alcançará êxitos sobre ele, pois ninguém toca nos seus ungidos.
6) O líder traído deve esperar o melhor momento para lançar a contra-ofensiva.
2 Samuel 15.17 Tendo, pois, saído o rei com todo o povo a pé, pararam num lugar distante. 2 Samuel 15.18 E todos os seus servos iam a seu lado, como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram de Gate a pé, caminhavam diante do rei.
Davi sabendo as cruéis intenções do seu filho Absalão, não quis bater de frente com ele, mesmo porque esse tinha se fortalecido muito formando um exército poderoso, o qual não seria possível enfrentar no momento. Davi procurou fazer uma retirada estratégica retirando todos os que estavam ao seu lado, para evitar um mal maior. Isso não era um sinal de covardia, mas de prudência, pois no exílio, Davi teria tempo para se reorganizar para que no momento certo pudesse lançar uma contra-ofensiva e retomar o reino usurpado. Nenhuma batalha está perdida para um líder que tem Deus na sua vida e que conta com pessoas de lealdade absoluta ao seu lado. Davi era consciente de que tudo o qual estava passando era resultado do seu pecado e, em momento algum questionou com Deus sobre isso. Porém, com uma coisa ele contava, que era a misericórdia de Deus, a qual lhe dava esperança e segurança e a certeza de que tudo lhe seria restituído. Davi nesse período crítico andou como ele retrata no Salmo 23, no vale da sombra da morte mas a bondade e a misericórdia de Deus o seguiram por todos os dias da sua vida; e pode retornar a Jerusalém para voltar a sacrificar na casa do Senhor.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

As Consequências do Pecado de Davi

As Consequências do Pecado de Davi
Lição 11 – 15 de Dezembro de 2019
Texto Áureo: 2 Samuel 12.10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
Leitura Bíblica em Classe: 2 Samuel 12.1-15
Introdução: O pecado de Davi lhe trouxe muitas consequências espirituais, pois mesmo ainda quando o mantinha oculto, certamente estava com o coração incomodado, como também interiormente irrequieto, pois essa é uma reação de todos que tenham um mínimo de sentimento e temor de Deus. Podemos imaginar o quanto foi duro para ele, o distanciamento de Deus, pois com a insistência de esconder o pecado, ele mesmo promoveu esse afastamento sabendo que Deus não compactua com os que praticam a maldade. A comunhão com Deus interrompida já era o começo de um duro castigo entre os outros que viriam a seguir. (Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. Salmos 38:18). 
1.  Nada pode ficar oculto aos olhos de Deus que não venha a ser revelado.
2 Samuel 12.1 E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. 2 Samuel 12.3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. 2 Samuel 12.4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. 
A intenção de Deus através dessa parábola era para que Davi ficasse atraído pela história relatada sem saber que ele era o próprio personagem. Era uma forma de refrescar a memória de Davi ilustrando algo parecido com o que ele se envolveu, onde se afundou em uma coisa horrenda aos olhos de Deus. Certamente ele procurava de todas as formas tentar esquecer o mal praticado, mas não pensou que Deus de nada se esquece e tem os seus meios para que um dia seja revelado. E mais ainda, pois Davi como rei também era juiz e Deus apresentou a ele essa história para que desse o veredito sobre o homem rico, que se tratava dele próprio. Assim ele mesmo daria a sentença segundo o ato abominável que o homem rico praticara e, esse veredito dado por ele, era o que ele mesmo merecia conforme a lei. Quando erramos e não vamos a Deus para acertar as contas com Ele, é certo que Ele virá no momento oportuno ao nosso encontro. (Marcos 4.22 Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.). 
2.  Julgar o pecado dos outros é fácil, duro é ter que julgar a si próprio.
2 Samuel 12.5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. 2 Samuel 12.6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
Davi sem saber ser o próprio personagem ficou furioso e deu o seu veredito, o qual seguiria os rigores da lei mosaica. A lei mosaica determinava a morte do culpado em casos abomináveis similares a qual Davi praticou. O furor de Davi com o homem rico, que se tratava dele mesmo sem saber era o que Deus estava sentindo para com ele, pelo seu ato repreensível e abominável. Como diz a escritura: com a medida com que julgares, também sereis julgados e a medida sentenciada por Davi contra o homem rico era na realidade contra ele mesmo. Agora Davi como rei e como juiz para julgar esse caso e impor o castigo segundo a lei é lógico que não iria se condenar a si próprio, mas contudo mesmo não se condenado a si próprio não iria escapar do juízo divino. (Mt 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados). 
3. Quem aponta o erro dos outros, ignora que os seus pode ser apontado. 
2 Samuel 12.7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; 2 Samuel 12.8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Davi inconscientemente acabou por julgar a si mesmo dando o seu veredito sobre o caso e estava tão focado na narrativa do profeta que não percebeu que toda a história que ouvia era pertinente a ele. Davi tinha oito esposas e isso significa que a sua traição não foi por falta de mulher e sim por um desejo desenfreado de possuir o que lhe era proibido. Vivia debaixo das promessas divinas, tudo que ele pedisse ao Senhor, lhe seria acrescentado, mas não vigiou contra as astutas ciladas do Diabo e acabou caindo feio em uma delas.  ( (Mateus 7.3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?). 
4. O desprezo pela palavra pode levar alguém a fazer coisas abomináveis.
2 Samuel 12.9 Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. 2 Samuel 12.10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Embora Davi tenha usado pessoas para agir em suas tramas, isso não o isentaria de culpa e mesmo com a participação de outros em ferir Urias pela espada dos amonitas, agora Deus faria a espada se levantar contra a sua própria casa. Davi como do judeu tinha conhecimento da lei mosaica e partir do dia em que foi instituída, o pecado passou a ser imputado e nesse caso todas as sequenciais transgressões  cometidas por ele seriam lançadas na sua conta. Quem planeja uma maldade e a ordena é tão culpado quanto os que a executa e Deus não tem o culpado por inocente. Desprezar a palavra é como desprezar o próprio Deus. (Provérbios 13:13 O que despreza a palavra de Deus virá a perder-se, mas o que respeita os seus mandamentos será bem sucedido).
5. Quem semeia o mal contra alguém vai colher e não tem como escapar. 
2 Samuel 12.11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. 2 Samuel 12.12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Davi usou de todos os meios ilícitos para ocultar o pecado, mas como nada fica oculto aos olhos de Deus, um dos castigos que ele sofreria. seria realizado em praça pública aos olhos de todos. Nesse caso as suas mulheres seriam possuídas pelo seu próximo, ou seja, o seu próprio filho Absalão. Esse castigo foi uma forma de Deus mostrar a todos, o quanto Ele odeia o pecado dentre o seu povo, nunca deixará que fique impune. (Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7); 
6. O pecado é perdoado pela confissão, mas tem as suas consequências.
2 Samuel 12.13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás. 2 Samuel 12.14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. 2 Samuel 12.15 Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
Foi diante de uma confissão penitente que foi assegurado a Davi, que o seu pecado foi perdoado. Deus em resposta a confissão de Davi permitiu que ele vivesse, mas haveria consequências sofríveis que passaria em relação aos seus filhos e o primeiro foi a criança que a mulher de Urias lhe dera, a qual adoeceu gravemente até a morte. A espada de Davi embora após o perdão estivesse limpa, ainda havia sangue em suas mãos, sangue esse que persistiu por todos os dias da sua vida.   O estupro de Amnon com Tamar, sua meia irmã; as mortes de Amnom por Absalão. A perda provisória do reino para Absalão e a morte de Absalão. e na apropriação pública das concubinas de Davi por Absalão e Adonias que tentou tomar o trono após a morte de Davi e foi morto por ordem de Salomão. Quanto mais se tenta ocultar o pecado, mais grave será as consequências.  Diante dos castigos impostos sobre a sua família, Davi podia refletir com contrição que cada desgraça era consequência do seu ato irracional. (Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Salmos 51:3). 
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Lição Bíblica 1° Trim. 2019




1° Trimestre de 2019 - Batalha Espiritual

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