Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO


OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO
Lição 3 - 15 de Julho de 2018
Texto Áureo: Números 3.45 Toma os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel, e os animais dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus: Eu sou o Senhor.
Leitura Bíblica em Classe: Levítico 8.1-13

Comentários: O principal propósito do culto a Deus é adorá-lo em espírito e em verdade, o qual sendo prestado dessa maneira entramos numa comunhão perfeita com aquele que é digno de todo louvor, honra e glórias. O significado da palavra culto tem origem no latim “cultus”, a qual está ligada diretamente e exclusivamente em cultuar a Deus. Portanto a palavra “culto” é isolada, não podendo ser mesclada com outras intenções, como culto de prosperidade, de curas, de milagres, de perdão, de quebra de maldições, de quebra de muralhas, fúnebre e muitas outras nominações, que é dar um nome expresso a algo que não faz sentido e no meio evangélico, não têm base bíblica para tal. Até mesmo o título da lição que diz: culto levítico, não está correta, pois o correto é culto ministrado a Deus pelos sacerdotes levítas. A questão desses cultos tem servido de modelos para várias denominações ao longo do tempo e com mais intensidade, em nossos dias, os quais em sua maioria sempre focam objetivos com vários interesses de ordem humana e não divina. Esses paradigmas litúrgicos tem se assemelhado mais com seções ritualísticas, que não objetivam o alvo principal de uma reunião cristã, a qual deve estar voltada totalmente ao centro da nossa adoração, que é Deus. Devemos nos consciêntizar do significado do culto ao Senhor, cujo propósito é adorá-lo em espírito e, em verdade. Portando não podemos prestar a Deus um culto de libertação, de curas, de milagres e outros mais. Assim, no culto ao Senhor, nós podemos levantar orações e clamores por todas essas necessidades, e por esse motivo não podemos denominar o culto do Senhor, o qual não pode ser composto. Devemos nos conscientizar do significado do culto ao Senhor, cujo propósito é adorá-lo em espírito e, em verdade. Portando não podemos prestar a Deus um culto de libertação, de curas, de milagres e outros mais. Assim, no culto ao Senhor, nós podemos levantar orações e clamores por todas essas necessidades, e por esse motivo não devemos denominar o culto do Senhor, o qual não pode ser composto. Não podemos determinar como Deus vai operar no culto, pois Ele é Senhor e não servo.
OS MINISTROS E A SUA RESPONSABILIDADE NO CULTO AO SENHOR.

1. É Deus que separa o Ministro para conduzir o povo a lhe prestar culto.
Levítico 8.1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo: 2 Toma a Arão e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos, 3 E reúne toda a congregação à porta da tenda da congregação.
A ordenação de Arão e seus filhos publicamente, pois nenhuma ordenação pode ser feita as ocultas e sem confirmação divina. A separação para o ministério é algo muito sério que só pode ser realizada sob a autoridade de Deus e com o testemunho do Seu povo. Quem presta culto ao Senhor deve fazer as coisas dentro dos seus preceitos para que tudo seja do Seu agrado e quando o culto é do seu agrado, Ele opera segundo as nossas necessidades. O que temos visto em nossos dias é uma banalização no quesito consagração de ministros do evangelho, onde qualquer inapto é colocado, ou se coloca por conta própria para conduzir o povo de Deus. Na realidade  isso acontece porque esses elementos tem interesses próprios de alguma ordem, ou porque ambicionam uma posição a qual não tem condições de exercer. Assim usurpam um ofício que Deus não os autorizou a exercer. (2 Timóteo 2:15. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade).
2. A congregação deve ser doutrinada sobre como Deus deve ser cultuado.
Levítico 8.4 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação. Levítico 8.5 Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse.
O povo tinha que saber que a adoração deveria seguir as instruções assim como Deus ordenara e que toda cerimônia, ou seja, o culto ao Senhor só seria aceito se seguisse os rituais que o Senhor havia determinado. Assim também a igreja deve estar instruída a respeito dos cultos celebrados ao Senhor, pois esses cultos a Ele, não podem ser prestados segundo os preceitos humanos, e sim, de acordo com os preceitos divinos, para que não venhamos a prestar cultos manipulados pelo homem, pois Deus não aceita sacrifícios de tolos. (Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Eclesiastes 5:1).
3. Quem não tem vida purificada é indigno de ministrar um culto ao Senhor.
Levítico 8.6 E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água.
Quem conduz um povo para prestar culto ao Senhor deve fazê-lo com temor e tremor e sempre seguindo as exigências divinas quanto a uma vida ilibada, incorrupta, íntegra sem pecados, pois se não for seguida essas regras sobre a impureza, a qualquer momento poderá sofrer os juízos divinos e horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo.  (“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. (Hebreus 10:31).
4. No culto ao Senhor o ministro deve estar cingido com a verdade bíblica.
4. Levítico 8.7 E vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto; também pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o apertou com ele.
A mensagem pregada num culto ao Senhor não pode se consistir numa retórica persuasiva para manipular o povo com segunda intenção, pois quem assim o faz, certamente colherá o que semeou. Paulo usava uma mensagem clara com o objetivo de engrandecer o Senhor, e não o pregador. I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; A palavra adverte que aquele que usa de enganos não permanecerá na casa do Senhor. (O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Salmos 101:7).
5. Quem ministra deve consultar a vontade divina e ser vestido de santidade.
Levítico 8.8 Depois pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim; 9 E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés.
O vestuário do sumo sacerdote foi elaborado para a importância do ofício e servia para atrair a atenção para o seu ofício e o que oficializava, e não a sua própria pessoa. O Urim e o Tumim eram usados para fazer perguntas ao Senhor, na busca pela vontade de Deus, para fazer as coisas segundo a Sua vontade. Um dos maiores erros que podemos cometer é o de tomarmos decisões sem antes consultarmos a Deus principalmente nas coisas relacionadas ao seu reino. (Js 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.”).
6. O ministro precisa ter uma vida separada, santificada para servir a Deus.
Levítico 8.10 Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou; 11 E dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-las. Levítico 8.12 Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.
Todos os objetos do tabernáculo foram ungidos, significando que tudo que foi consagrado era de uso exclusivo aos ritos cerimoniais para o culto ao Senhor. Também o sumo sacerdote e os outros oficiais eram ungidos para o serviço santo, separando assim do que era profano e, era conferida a eles, autoridade especial. Eles tinham que se devotar ao seu trabalho em tempo integral no serviço do tabernáculo. O ministro que presta culto ao Senhor deve ser dotado de unção divina. A unção recebida pelo sumo sacerdote representa a unção do Espírito Santo que um ministro do evangelho deve ter necessariamente, para que verdadeiramente seja um instrumento do Senhor para as suas atividades junto a igreja.
7. O ministro deve demonstrar caráter e conduta para prestar o culto a Deus.
Levítico 8.13 Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o Senhor ordenara a Moisés.
O sumo sacerdote tinha a sua disposição auxiliares que eram também vestidos com o que era ordenado por Deus, sendo que suas túnicas e turbantes de linho simbolizavam santidade diante de Deus em caráter e conduta. O ministro do evangelho também precisa ter auxiliares, que sejam exemplos de caráter, honradez e santidade, como também devem ser cheios do Espírito Santo para exercerem o seu ofício. (Atos 6.3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço).
Esboço e Comentário - Pastor Adilson Guilhermel